(Atualizado no dia 13/06/2001)
 
Início Diario de Pernambuco Informática Porto Digital estuda saída ao apagão

Cadernos

Política
Brasil
Mundo
Economia
Esportes
Vida Urbana
Viver
 

Suplementos

Revista na TV
Empregos
Viver Mulher
Viagem
Informática
Saúde
Carro
Imóveis
 

Serviços

Assinaturas e Renovações
 
Expediente
 
Edições Anteriores do Diario de Pernambuco




Informática

Porto Digital estuda saída ao apagão

Em busca da auto-suficiência, organização prepara um plano para usina de co-geração

Luiz Carlos Pinto
Da equipe do DIARIO

O Porto Digital quer ser auto-suficiente em energia elétrica. Está em elaboração um plano de negócios para a captação de investidores interessados em aplicar recursos em uma usina de co-geração de energia elétrica, que atenda às empresas de tecnologia da informação e as outras localizadas no bairro do Recife. A informação foi anunciada na sexta-feira, pelo presidente do Porto Digital, Fábio Silva, sob o ruído das máquinas que rasgam as ruas para instalação da fibra óptica que servirá às empresas que se instalarem no local.

  O estudo está sendo desenvolvido pela Arenic Energia, empresa do Recife, e pretende estimar a possível demanda no bairro. A idéia não é nova. Segundo o presidente da Copergás, Romero Oliveira, a co-geração de energia a partir de gás natural foi apresentada ao Banco do Brasil, ao Bandepe e ao Shopping Paço Alfândega.

  Para que a usina saia do papel, a Copergás precisará estender a tubulação que transporta o gás por mais quatro quilômetros, desde a estação Afogados. "O modelo de venda daenergia gerada não foi definido, mas uma das possibilidade é que a usina venda a energia diretamente às empresas que se instalarem no Bairro do Recife", explica Fábio Silva.

A abertura do escritório da primeira dessas empresas, a VANguard, aliás, foi anunciado com pompa e circunstância na mesma ocasião. Com faturamento de R$ 1,2 milhão, a VANguard tem como principais clientes o Grupo Bompreço, a Telemar e a Telemig.

  Outras quatro empresas já têm data e local determinado para aportar. A Informa Software, do empresário Ismar Kaufman, é uma delas. "Estaremos nos transferindo este mês". Com cerca de cinco anos, a Informa ocupará uma sala de 120 metros quadrados no edifício Alfredo Fernandes, avenida Barbosa Lima, onde trabalharão 12 pessoas.

  Também se instala no bairro do Recife, o Centro Nacional de Energia Eólica. "Teremos um escritório de negócios na rua do Bom Jesus, a partir de julho, que servirá como ponte entre o centro de pesquisa e desenvolvimento e possíveis clientes", informou o diretor do centro, Everaldo Feitosa. O centro desenvolve softwares para gerenciamento de projetos em energia eólica e presta consultorias.

  Uma das maiores empresas de software de gestão está para chegar. É a MSA Tecnologia da Informação, que finaliza a instalação de um escritório no prédio onde fica o Porto Digital. "Ativaremos o escritório este mês, e depois a base da empresa com cerca de 30 funcionários", informou o diretor da empresa, Antônio Eustáquio. .


Leia Mais...

Martorelli e CDI no velho Recife







 

 
 
Sua Opinião


Copyright 2001 - Pernambuco.com

Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo
desta página sem a prévia autorização.
diario@dpnet.com.br