Até agora somente obras de referência (livros técnicos) despertam maior interesse no formato digital
Tatiana Freire
Do correio braziliense
Se entre as obras de referência é cada vez maior o número de sites dedicados aos e-books no Brasil, o mesmo sucesso ainda não alcançou os demais títulos, exatamente aqueles que normalmente ficam entre os mais vendidos nas livrarias. Até hoje, apenas dois livros novos de autores consagrados foram lançados neste formato.
O primeiro foi Miséria e Grandeza do Amor de Benedita, de João Ubaldo Ribeiro, vendido no ano passado pela Submarino por apenas R$ 3,80, menos de um terço do valor do mesmo livro impresso. No total, foram vendidos apenas cerca de 5 mil exemplares da obra, que durante cinco meses só esteve disponível no formato digital. Em média, cada livro impresso do autor baiano costuma vender 50 mil cópias.
A experiência caiu como um balde de água fria em qualquer pretensão dos editores de investir na tecnologia. "O mercado ainda não está maduro para isso", afirma Carlos Augusto Lacerda, diretor-presidente da Nova Fronteira, editora de João Ubaldo. "É uma tendência que não vai concorrer com o livro tradicional mas que está crescendo apenas entre as obras de referência".
VENDAS - O desempenho das vendas também desanimou os executivos das grandes livrarias virtuais. "Por enquanto faz mais sentido investirmos em música", diz Jorge Zapata, gerente de novos negócios da Submarino, responsável na época pela implantação da venda do e-book de João Ubaldo.
A outra experiência brasileira em e-books de grandes autores foi o livro Os Anjos de Badaró, de Mário Prata. A história levou seis meses para ser escrita e era acompanhada pelos leitores pela Internet. Cerca de 800 mil palpites foram enviados para o autor com sugestões e críticas sobre o enredo. O livro esteve disponível na íntegra no site do autor (www. marioprataonline. com. br) até novembro do ano passado e depois foi transportado para o mundo real.
Nos Estados Unidos e em países da Europa e Ásia, o mercado das publicações digitais já é realidade. Para quem lê em inglês é uma maravilha. Tanto a Amazon quanto a Barnes and Noble dedicam links exclusivospara a venda de e-books, em pelo menos dois formatos: para Adobe Acrobat e-Book Reader e para o MS Reader, da Microsoft.
Quem ainda não tem os programinhas pode fazer o download diretamente dos sites. A gama de títulos inclui livros de espionagem, ação, aventura, biografias, humor, terror, auto-ajuda, não-ficção, política, romance, guias de viagem e até ficção científica. E ainda clássicos para download gratuito.