Edição de Segunda-Feira, 12 de Março de 2001
 
InícioDiario de PernambucoViver MulherCuringa para todas as horas e estações

Cadernos

Política
Brasil
Mundo
Economia
Esportes
Vida Urbana
Viver
 

Suplementos

Revista na TV
Empregos
Viver Mulher
Viagem
Informática
Saúde
Carro
Imóveis
 

Serviços

Assinaturas e Renovações
 
Expediente
 
Edições Anteriores do Diario de Pernambuco




Viver Mulher

Curinga para todas as horas e estações

Peça reforça a sensualidade feminina, mas é fundamental usar o bom senso na hora de fazer a escolha do modelo, que deve estar adequado ao seu biotipo

Os shorts bem que poderiam ser invenção do Brasil. Poucas mulheres sabem usar os pedacinhos de pano com tanta empolgação e desenvoltura quanto as brasileiras. Atrás disso, porém, são mantidas algumas dicas de bom senso, para nenhuma escorregar no estilo enxutíssimo das passarelas ou, pior, no look despudorado das popozudas do tigrão.

  Diante da descontração adotada por algumas marcas caretas da alta-costura internacional, era de se esperar ver shorts nas coleções brasileiras, mesmo de inverno. Ainda mais quando a peça está, digamos, intimamente ligada à sensulidade - quesito inerente à mulherada do Brasil. A Dolce & Gabbana lançou nessa primavera-verão um modelito branquinho, bem curto, composto com top, sandália alta e cinto-corrente. Quer coisa mais brasileira? Christian Dior, Chanel e Karl Lagerfeld também entraram na dança. É verdade ainda que todo shortinho deveria vir com uma bula, fazendo indicações de dosagens, contra-indicações e efeitos colaterais.

  As recém-lançadas coleções de inverno brasileiras também incluem shorts. Fez-se um verdadeiro revival. As jovens Triton e Zapping, por exemplo, se inspiraram nos esportes, de onde vêm um modelito recortado na lateral, típico do atletismo, e o tenista. Alexandre Herchcovitch usou o jeans modelado e em vários tons. A G e a Carlota Joaquina preferiram aumentar alguns dedos, transformando os shorts em bermudas.

Vêm de 1920 as primeiras peças batizadas de shorts. A princípio compuseram apenas o guarda-roupas masculino. Na mesma década, as mulheres encurtaram ainda mais as calças - mas nunca com mais de um palmo acima dos joelhos. Até o final dos anos 70, foram associados a esportes e looks informais. Depois disso, surgiram as composições de shorts com casaquinhos ou jaquetas, lançados ainda hoje em coleções de alta-costura.

  Primas dos shorts, as bermudas têm origem na década de 40. Nesse tempo, o arquipélago de Bermudas foi um balneário muito popular para férias. Como o pudor local não permitia que as mulheres mostrassem as pernas, as mais espertas trataram de contornar a caretice com shorts que chegavam quase aos joelhos. A essas, damos graças. (A.B)

Serviço

Alexandre Herchcovitch - 3325.1952

G e Carlota Joaquina - 3325.5389

Triton - 3326.8023








 

 
 
Sua Opinião


Copyright 2001 - Pernambuco.com

Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo
desta página sem a prévia autorização.
diario@dpnet.com.br