Tradição Porto Rico realiza edição especial da Noite do Dendê neste sábado A celebração contará com apresentação e cortejo de diversos grupos populares, a partir das 20h

Por: Samuel Calado - Redes Sociais

Publicado em: 11/10/2018 23:58 Atualizado em: 13/10/2018 13:48

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

A comunidade do Bode, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, recebe na noite do deste sábado (13), a edição especial da Noite do Dendê, promovida pela Nação de Maracatu Porto Rico há onze anos ininterruptos. A celebração contará com apresentações culturais e cortejo, a partir das 20h. 

A festividade é tradicional na localidade. Ela tem a intenção de dar visibilidade a cultura de matriz africana e reafirmar a importância desta na construção da identidade brasileira. O evento transita entre a musicalidade, a culinária, a dança e o artesanato.  Em seu caráter didático/político, possibilita o intercâmbio entre os grupos populares. Os organizadores relatam que o evento é mais antigo do que se pensa e existem matérias antigas de jornais que comprovam isso. Em 1914, uma nota dizia "Fez ontem seu dendê em frente a nossa tenda de trabalho, o velho Maracatu Porto Rico". Contudo, a festa teve seu declínio no final do século XX e só foi resgatada graças a Yalorixá Dona Elza Viana, do Ilê Axé de Oxóssi Guanguobira.

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

O grande festejo estava previsto para acontecer no final de setembro, mas foi suspenso pela Polícia Militar por questão de documentação e alvará. “Tinhamos organizado tudo. Palco, barracas, transporte e decoração, quando de repente mais de dez viaturas com policiais fortemente armados suspenderam a nossa festa”, contou um brincante que não quis ser identificado.  Agora, com tudo regularizado, os grupos prometem fazer uma festa nunca vista da na comunidade com muita musicalidade, ancestralidade e emoção. 

Confira a programação: 

13/10

20h - Xirê com Yalorixás do Pina 
20h30 - Pirão Bateu da Xambá 
21h - Nação Porto Rico 
21h15 - Bongar 
22h - Maracatu Baque Mulher (Chão)
22h15 - Maracatu Linda Flor (Chão)
22h30 - Lucas e Orquestra dos Prazeres 
23h15 - Nação do Maracatu Encanto do Pina (Chão)
23h30 - Bateria Escola de Samba Galeria do Ritmo (Chão)

14/10

00h - Nação do Maracatu Cambinda Estrela 
00h - Coco Mourão (Barracatu)
00h35 - Bande Abe Adu Lofé 
01h00 - Beto do Coco (Barracatu)
01h40 - Alfaias da Praia (Chão)
02h00 - K'Bêlo de Milho (Barracatu)


Serviço
Edição especial da Noite do Dendê 
Quando: 13 de outubro  
Onde: Rua Eurico Vitruvio, 483, Comunidade do Bode, Pina, Recife. 
Horário: A partir das 20h 
Informações: 9 9890-7601 (Douglas)



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas