Cultura Fundação Joaquim Nabuco dá inicio as comemorações pelos 70 anos de funcionamento A celebração traz em sua programação exposições, mostras e ainda a exibição de um filme com registros raros do Recife

Por: Mabson Rodrigues - Diario de Pernambuco

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 20/07/2018 16:56 Atualizado em: 20/07/2018 17:16

A celebração também marca a chegada dos 40 anos do Museu Homem do Nordeste. Foto: Léo Malafaia/Esp. DP
A celebração também marca a chegada dos 40 anos do Museu Homem do Nordeste. Foto: Léo Malafaia/Esp. DP

Prestes a completar 70 anos de funcionamento, a Fundação Joaquim Nabuco inicia neste sábado (21), em Casa Forte, a abertura de uma série de atividades especiais em comemoração ao marco. A celebração que também marca a chegada dos 40 anos do Museu Homem do Nordeste traz em sua programação a exibição do filme Veneza Americana, longa-metragem com raros registros do Recife na década de 1920, uma visita ao bisneto de Joaquim Nabuco, Pedro Nabuco, que ficou responsável por repassar o restante do acervo abolicionista à instituição, além de exposições, mostras e solenidades.  

De acordo com a presidente da Fundaj, Ivete Lacerda, a instituição tem um acervo muito rico, de grande enriquecimento cultural para a sociedade. “A Fundaj tem muito a contribuir para a sociedade. É necessário que a gente entregue um ano de comemoração para mostrar o que essas instituições oferecem”, afirmou. 
 
Para o bisneto de Joaquim, Pedro Nabuco, não há felicidade maior do que ver o nome da sua família representado numa instituição tão colaborativa. “É sempre uma alegria retornar a Fundaj. Doar o acervo é como jogar uma garrafa ao mar, dando a oportunidade dele ser estudado e preservado como se deve”, disse. Na próxima terça-feira (24), em solenidade, Pedro Nabuco repassará a última parte do acervo do bisavô que inclui cartões-postais, manuscritos originais, fotografias, documentos e diários de Nabuco. Em mãos, um diário escrito em 1888, ano da abolição da escravatura também será entregue na cerimônia. 

As celebrações dos aniversários da Fundação Joaquim Nabuco e do Museu Homem do Nordeste, vão até terça-feira (24) com atividades em diversos horários. A programação completa das solenidades que serão realizadas pela Fundaj está disponível no: www.fundaj.gov.br/. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas