Promessa MEC sinaliza que pretende retomar créditos educativos O Fies teve redução de 60 a 70% nos últimos anos

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 30/01/2019 08:06 Atualizado em: 30/01/2019 08:16

Ubijara Tavares participou de reunião com o ministro da Educação, Ricardo Velez Rodriguez.
Foto: Bruna Costa/Esp DP FOTO (Ubijara Tavares participou de reunião com o ministro da Educação, Ricardo Velez Rodriguez.
Foto: Bruna Costa/Esp DP FOTO)
Ubijara Tavares participou de reunião com o ministro da Educação, Ricardo Velez Rodriguez. Foto: Bruna Costa/Esp DP FOTO

Em sua visita ao Recife, o ministro da Educação, Ricardo Velez Rodriguez, prometeu avaliar a volta dos créditos educativos. Ele revelou a intenção em reunião com o diretor da Universidade Salgado Oliveira, Ubirajara Tavares. O Fies, por exemplo, teve redução de 60 a 70% nos últimos anos. “Ele me disse que irá retomar os créditos, pois o ministério pertence à população e que também está aberto a sugestões e críticas das instituições de ensino superior e afirmou que nos receberá em Brasília”.

Em 2019, a Universo dará continuidade aos projetos voltados para a comunidade do entorno. Em visita ao Diario de Pernambuco, Ubijara Tavares foi recebido pelo vice-presidente do jornal, Maurício Rands. “Temos muita identidade de visão sobre a importância da educação pra transformar a vida das pessoas. E a Universo faz um belíssimo trabalho, tanto do ponto de vista da qualidade dos cursos quanto do seu trabalho social junto à comunidade carente da Imbiribeira, sempre com muita iniciativa”, afirmou Rands.

Entre as ações realizadas pela Universo, ele destaca projetos voltados para a cidadania como ajudar aos moradores do entorno na retirada de documentos como Registro Civil (RG) e CPF. Também foram feitas campanhas para a mulher com a disponibilização de exames de mamografia em locais como Ibura, Alto José do Pinho e Cabo de Santo Agostinho. 

“Fazemos convênios com órgãos públicos e levamos nossos alunos a prestarem serviço às populações. Em apenas uma conversa, um aluno de Direito já pode orientar e, se for o caso, encaminhar a pessoa para nosso Núcleo de Práticas Jurídicas, onde fazemos, gratuitamente, cerca de 400 atendimentos mensais. Lá, há também Procon, Câmara de Conciliação e Mediação de Conflitos”, explicou Ubirajara. 

Nas ações, alunos da área de saúde, como Fisioterapia, por exemplo, podem dar dicas de como prevenir problemas na coluna e, no caso, de identificação de algum problema, a pessoa é encaminhada para a Clínica Escola da instituição, que faz o atendimento gratuito. “É uma clínica de primeiro mundo com cerca de 14 preceptores e 100 a 150 alunos por semestre, podendo atender até 30 a 40 pessoas ao mesmo tempo. Ambulâncias do governo mandam gente para lá todos os dias, para desafogar a pressão da rede pública oficial de saúde”, revelou. 

Também são oferecidas gratuitamente, clínicas de nutrição e enfermagem e gabinete de psicologia. Outro segmento que a Universo aposta é o da terceira idade. Há quase 19 anos, a instituição realiza o projeto Intermodels, idealizado por um ex- -aluno de comunicação social. No projeto, mulheres nessa faixa etária aprendem corte e costura, a usar redes sociais e até cursos de boas maneiras e moda. 

No outro extremo da faixa etária, os jovens são objeto de projetos associados à formação esportiva. O objetivo é criar a Associação Pernambucana de Esportes Olímpicos e Amadores por meio de negociação com prefeituras que entrariam com a cessão do espaço. e críticas das instituições de ensino superior. Afirmou que nos receberá em Brasília”.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas