Notícias, Esporte, Pernambuco, Política, Tecnologia, Vídeos, Fotos, Mundo, Divirta-se

Diario de Pernambuco Assine o Diario Central de assinantes
Pernambuco.com

Recife, 29/MAI/2017
 
cheia

  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Destino » Vender o espírito natalino: este é o lema da cidade de Gramado-RS Secretária de Turismo do município admite o baixo investimento em divulgação, em razão da atração espontânea da mídia através principalmente dos festivais de cinema, música e Páscoa na cidade

AE

Publicação: 19/12/2016 08:20 Atualização: 19/12/2016 08:23

Gramado, no Rio Grande do Sul, é conhecida como a cidade do Natal no Brasil, por conta do alto padrão na decoração da cidade para o feriado. Foto: Cleiton Thiele/Divulgação
Gramado, no Rio Grande do Sul, é conhecida como a cidade do Natal no Brasil, por conta do alto padrão na decoração da cidade para o feriado. Foto: Cleiton Thiele/Divulgação

Em Gramado, vender o espírito de Natal é um trabalho que dura o ano inteiro. Apesar de ser tradicionalmente um destino de inverno, é nas férias de fim de ano, sob o sol quente de verão, que a cidade se transforma em uma versão nacional do Polo Norte e recebe seu maior fluxo de visitantes. De novembro a janeiro, serão nada menos do que 2 milhões de turistas, ou 57 vezes a população do município gaúcho, segundo dados da prefeitura. 

Criado há 31 anos para melhorar o fluxo dos hotéis durante o período mais quente do ano, o Natal Luz é hoje o maior trunfo de marketing - e de arrecadação - para a economia local. Desfiles com renas, bonecos de neve e bonequinhos de chumbo inspirados nas paradas noturnas da Disney, além de apresentações com corais, orquestras e bailarinos, tornaram o Natal de Gramado conhecido nacionalmente e são hoje os responsáveis por atrair 30% dos visitantes que passam pela cidade anualmente.

O evento, no entanto, vai além de uma estratégia para seduzir e levar turistas ao destino. Ele é também uma ferramenta eficiente de marketing para a cidade, de acordo com o professor de mestrado em Turismo da USP e doutor em Comunicação Edegar Luis Tomazzoni, que já desenvolveu pesquisas sobre o assunto. "Os desfiles e festivais organizados para lembrar a data tiveram um impacto muito grande de projeção de imagem e divulgação do nome da cidade na mídia", afirma.

A secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Pereira Volk, admite que a prefeitura não costuma investir em divulgação. "Através dos eventos, não só do de Natal, mas também dos festivais de cinema, música e Páscoa, conseguimos mídia espontânea." Tomazzoni, porém, destaca que as inovações na programação do Natal e a qualidade dos serviços acabam garantindo que os visitantes retornem e façam propaganda boca a boca. 

Avaliação 
No site de dicas de viagem e avaliação de estabelecimentos Trip Advisor, Gramado aparece entre os três melhores destinos do País há três anos - ficou em terceiro, primeiro e segundo lugares em 2014, 2015 e 2016, respectivamente.

Segundo a porta-voz do Trip Advisor no Brasil, Claudia Martinelli, a qualidade do serviço prestado, principalmente nos hotéis, levou Gramado ao topo do ranking. As atrações, como a Aldeia do Papai Noel, e os restaurantes também costumam estar entre os melhores do País de acordo com as avaliações feitas pelos viajantes.

O professor da USP credita o sucesso da cidade ao empreendedorismo dos habitantes historicamente apoiado pelo poder público. "Toda a estrutura da prefeitura está voltada para o turismo, não apenas a Secretaria de Turismo. Os empreendedores têm capacidade para inovar e a prefeitura faz a articulação dos projetos. Essa parceria público-privada tem conseguido manter o dinamismo."

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.









SIGA

Facebook

Google+

Twitter

Rss

[X Fechar]