Notícias, Esporte, Pernambuco, Política, Tecnologia, Vídeos, Fotos, Mundo, Divirta-se

Diario de Pernambuco Assine o Diario Central de assinantes
Pernambuco.com

Recife, 29/MAI/2017
 
cheia

  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Conexão » Noronha recebe cobertura de internet 4G A nova frequência permite uma capacidade de penetração maior da transmissão via satélite e possibilita a ampliação da cobertura com menor custo às operadoras

Thatiana Pimentel

Publicação: 09/12/2016 09:48 Atualização: 09/12/2016 09:54

Com o mesmo número de antenas, cidades podem receber o 4G.  Foto: Rui Brito/Flickr/Divulgação (Com o mesmo número de antenas, cidades podem receber o 4G.  Foto: Rui Brito/Flickr/Divulgação)
Com o mesmo número de antenas, cidades podem receber o 4G. Foto: Rui Brito/Flickr/Divulgação

Quem já foi a Fernando de Noronha sabe que a realidade de conexão da ilha é caótica. Moradores, empreendedores e turistas sofrem para usar internet. A partir de hoje, o isolamento vai ser opcional, uma vez que a TIM acaba de inaugurar a cobertura 4G em Noronha, com o primeiro uso da frequência de 700 MHZ para dados no Nordeste – a faixa está ficando livre cidade a cidade por causa da passagem de tecnologia de transmissão de TV de analógica para digital.

A nova frequência permite uma capacidade de penetração maior da transmissão via satélite e possibilita a ampliação da cobertura com menor custo às operadoras. Com o mesmo número de antenas, cidades podem receber o 4G. O investimento em Noronha não foi revelado, mas a TIM vai investir R$ 12,5 bilhões no Brasil, no triênio 2016/2018. E a prioridade é o 4G.

“Em três anos, conseguimos chegar a mil cidades com o 4G. Temos a maior cobertura 4G no Brasil. Agora, queremos reduzir a meta para mil cidades em um ano. É nosso plano para 2017”, explica Leonardo Capedeville, diretor de tecnologia da TIM. Segundo ele, para o próximo ano, Pernambuco terá atenção especial na ampliação do 4G. Atualmente, o estado já tem a tecnologia no Recife, na Região Metropolitana e interior do estado, além de Noronha totalizando 32 cidades. Ainda de acordo com Capdeville, o arquipélago de Fernando de Noronha foi um desafio e, por isso, foi escolhido para ser a milésima localidade a receber o 4G da TIM no Brasil. Por suas características geográficas, a ilha precisava de uma infraestrutura diferenciada para a transmissão do 4G”, detalha.

O presidente da TIM, Stefano de Angelis, também reforça a escolha da ilha como especial. “Por ser a milésima cidade, tinha que ser um local significativo e que beneficiasse muita gente. Na ilha, será uma nova experiência para turistas e moradores. A TIM atingiu 72% de toda a área urbana do Brasil com cobertura 4G. Em 2017, estaremos com 90% de cobertura na área urbana com internet móvel de quarta geração”, enfatiza de Angelis. O investimento em internet móvel faz parte da estratégia da TIM de construir uma infraestrutura robusta para acompanhar o crescimento do consumo de dados, centrada particularmente na tecnologia 4G. O objetivo da operadora é instalar a cobertura 4G em duas cidades por dia no país.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.









SIGA

Facebook

Google+

Twitter

Rss

[X Fechar]