Notícias, Esporte, Pernambuco, Política, Tecnologia, Vídeos, Fotos, Mundo, Divirta-se

Diario de Pernambuco Assine o Diario Central de assinantes
Pernambuco.com

Recife, 20/SET/2014
32º/ 21º
outras regiões
 
minguante

  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Inclusão » Turismo acessível a todos em Boa Viagem Praia da Zona Sul do Recife conta com esteira de acesso ao mar, cadeiras anfíbias e quadra para prática de vôlei sentado. Os turistas agradecem

Publicação: 18/03/2013 11:22 Atualização: 20/03/2013 19:13

Banho assistido nas águas da praia de Boa Viagem. Foto: Secretaria de Turismo/Divulgação
Banho assistido nas águas da praia de Boa Viagem. Foto: Secretaria de Turismo/Divulgação

 
O projeto de acessibilidade Praia Sem Barreiras, vinculado ao Programa Turismo Acessível - Pernambuco Sem Barreiras, idealizado pela secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), foi lançado no domingo (17), nas areias da praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Após a praia do Sueste, no arquipélago de Fernando de Noronha, a faixa litorânea da capital é a primeira a receber o projeto.

Se, em Fernando de Noronha, o turista encontra uma esteira de 30 metros, quatro cadeiras de rodas, Posto de Informação e Controle e oito profissionais da Eco Noronha qualificados para o banho assistido, no Recife, a iniciativa precisou estabelecer parceria com a prefeitura da cidade. Além da esteira em direção ao mar, seis cadeiras anfíbias, três piscinas para o lazer de crianças, uma quadra para a atividade esportiva de vôlei sentado, profissionais de fisioterapia e enfermagem a postos, o acesso ao calçadão teve que ser replanejado.

A prefeitura do Recife criou uma rota acessível, que tem início na parada de ônibus da Avenida Conselheiro Aguiar, seguindo pela Rua Bruno Veloso, até a orla de Boa Viagem. O percurso tem rampas, calçadas com pisos táteis e travessia com semáforos sonorizados. Na orla, em frente ao espaço destinado ao projeto, vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência também poderão ser encontradas. Os dois quiosques do calçadão, que ficam próximos à arena, possuem cardápios em braille para o atendimento de pessoas com deficiência visual.

Quadra para prática de vôlei sentado é uma das novidades da praia de Boa Viagem. Foto: Secretaria de Turismo de Pernambuco/Divulgação
Quadra para prática de vôlei sentado é uma das novidades da praia de Boa Viagem. Foto: Secretaria de Turismo de Pernambuco/Divulgação

 
Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas e Preservação Ambiental Oceanário de Pernambuco identificou os locais que oferecem mais segurança durante o banho de mar na praia de Boa Viagem. Variáveis, como topografia da praia submarina, correntes da deriva e retorno, ações das ondas, marés, recifes e corais, arenitos e/ou artificiais, além do risco iminente do ataque de tubarão foram analisados para a escolha do local.

A área 6, mais precisamente, em frente ao Internacional Palace Hotel, esquina com a Rua Bruno Veloso e a Avenida Boa Viagem, foi a escolhida, pois possui recifes, que formam cordões paralelos à costa e funcionam como importantes elementos por absorverem o impacto das ondas e diminuírem o processo de erosão. Além disso, não existem registros de ataques de tubarões na localidade.

O projeto foi implantado em uma área com cerca de 200m², que será montada e desmontada todos os dias, de quinta a domingo, no horário de 8h às 12h, próxima ao novo posto do Corpo de Bombeiros.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.









SIGA

Facebook

Google+

Twitter

Rss

[X Fechar]