Notícias, Esporte, Pernambuco, Política, Tecnologia, Vídeos, Fotos, Mundo, Divirta-se

Diario de Pernambuco Assine o Diario Central de assinantes
Pernambuco.com

Recife, 15/DEZ/2017

  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Saúde » 7 causas de perda de peso Mesmo que sejam poucos gramas, a perda de peso no melhor amigo precisa ser investigada. Ela pode estar relacionada à mudança da alimentação ou a problemas graves, como câncer

Correio Braziliense

Publicação: 30/11/2017 14:47 Atualização:

Na maioria das vezes, cães são glutões e podem apresentar excesso de peso. Porém, o contrário também acontece: de uma hora para outra ou lentamente o melhor amigo vai ficando mais levinho ao subir na balança. Perda de peso involuntária pode ser sintoma de várias doenças ou de estresse psicológico. Essa condição nunca deve ser ignorada pelo tutor. Ao notar que o pet emagreceu, procure o veterinário. Veja alguma das condições envolvidas com a perda de peso e questione o médico se pode ser o caso do seu amigão. “A não ser que o animal esteja numa dieta para perda de peso, qualquer emagrecimento deve ser considerado significativo e, portanto, investigado”, alerta Lara Bartl, veterinária da Universidade de Virgínia Tech.

1) Parasitas: embora a maioria dos animais domésticos seja protegida com vermífugos, às vezes um alimento ou a água contaminada podem provocar vermes intestinais. Nesses casos, além de perder peso, eles terão diarreia, queda no apetite e vômito (intermitente ou persistente).

2) Câncer: o de intestino (linfoma e/ou linfossarcoma) é uma das causas de perda de peso em cães e gatos. É uma doença mais comum em idosos e seus sintomas incluem vômito, pouco apetite e dor abdominal.

3) Doença renal: nesse caso, a perda de peso não é imediata, mas acontece ao longo dos anos. O mesmo vale para hipertireoidismo no caso de gatos (cães com a doença não vão perder peso. Em vez disso, tomarão mais água e aumentarão a quantidade de urina).

4) Doença cardíaca avançada: assim como na doença renal, a perda de peso não é imediata. Alguns cães podem, inclusive, ganhar peso, mesmo tendo menos apetite.

5) Doença dental: dor de dente pode levar à perda de peso, pois o animal terá mais dificuldade para mastigar ou engolir.

6) Mudança na alimentação: nem sempre a perda de peso se deve a uma doença. Pode ser que o novo alimento contenha menos caloria, mesmo que em quantidade igual à que ele está habituado. Preste atenção à tabela nutricional.

7) Estresse: pode alterar o apetite do animal e não deve ser menosprezado. A chegada de um novo pet em casa, por exemplo, pode desencadear o estresse e induzir a perda de peso.
Tags: saúde peso perda

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.









SIGA

Facebook

Google+

Twitter

Rss

[X Fechar]