• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Dicas » Saiba como descobrir a idade dos gatos Algumas características podem identificar em que período da vida se encontra o felino

Correio Braziliense

Publicação: 01/04/2016 14:14 Atualização:

Os pelos e a coloração dos dentes pode ajudar na identificação desses animais.
Foto: Blenda Souto Maior.
Os pelos e a coloração dos dentes pode ajudar na identificação desses animais. Foto: Blenda Souto Maior.

É muito comum as pessoas adotarem um animal de estimação e ter dúvidas quanto à sua idade. O veterinário Marcello Machado, da Max em Ação, dá algumas dicas:

Coto umbilical
“Se o gatinho ainda tiver o coto umbilical (o que sobra do cordão quando a mãe o corta), significa que o animal tem até três dias de vida, pois, depois deste período, esse pedacinho do cordão umbilical, cai naturalmente.”, explica o veterinário. Se o felino for bem pequeno, couber facilmente na palma da sua mão, tiver dificuldade para abrir olhos e estiver com as orelhas fechadas, ele deve ter apenas algumas semanas.

Abrindo os olhos
“Quando nascem, os gatos demoram de 10 a 15 dias para abrir os olhos pela primeira vez. Se ele já abriu, mas os deixa fechado na maior parte do tempo, pode ser que o gatinho já tenha três semanas.

Cor dos olhos
Quando nascem, os olhos de todos os gatos são azuis, sem exceção. “Se o tutor notar que a cor está mudando ao longo do tempo, poder ser que o felino esteja com seis ou sete semanas de vida, mas, é claro, essa dica não vale para os que continuarem com os olhos azuis.

Pelos
“O pelo diz muito sobre o seu gato, principalmente nos primeiros cinco meses, pois é quando eles têm um manto interno felpudo que os protege do frio. Conforme os animais envelhecem, o brilho do pelo já não é o mesmo, isso deve acontecer por volta dos 6 anos do felino. Depois dos 13 anos, muito provavelmente, o bichano já apresentará fios brancos no focinho.

Dentes
“Os dentes dos filhotes começam a nascer na segunda semana de vida. A expectativa é de que todos nasçam até a sétima semana. No sétimo mês, os primeiros dentes caem e são trocados pelos permanentes. Além disso, a coloração dos dentes também ajuda aproximar a idade do animal: os primeiros dentes são muito brancos, como um grão de arroz. Os permanentes também, mas a partir dos 2 anos, começam a amarelar.” Se perceber que os dentes traseiros estão mais amarelados e os demais ainda brancos, o gato pode ter entre 3 e 5 anos. Com o passar do tempo, os dentes também sofrem desgaste natural, que podem indicar que o gato está com mais de 6 anos.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.



Últimas