• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Cuidados » Técnicas podem evitar sustos com os fogos de artifício em animais É importante que o animal sinta-se confortável e seguro

Diario de Pernambuco

Publicação: 28/12/2015 09:34 Atualização: 28/12/2015 13:24

Para os casos mais graves, em que o animal apresenta reações de medo fortez é indicado tratamento homeopático, fitoterápico ou até mesmo de sedativos que tranquilizem o pet.  Foto: Alcione Ferreira/DP.
Para os casos mais graves, em que o animal apresenta reações de medo fortez é indicado tratamento homeopático, fitoterápico ou até mesmo de sedativos que tranquilizem o pet. Foto: Alcione Ferreira/DP.

Tremor, diarreia e até convulsões são sintomas frequentes nos animais que possuem medo de fortes estrondos. No final de ano, o sofrimento é certo com os fogos de artifícios por toda parte celebrando a chegada do novo ano. Para tornar a noite da virada mais tranquila, tanto para o tutor como para o pet, algumas técnicas indicadas por veterinários podem deixar o aninal seguro e diminuir o medo.

Segundo o veterinário Ricardo Ferraz, é essecial que o animal esteja seguro e em um ambiente conhecido. "Uma das dicas que sempre dou para os meus pacientes é deixar um som de televisão ou alguma música para que o cachorro tenha a sensação de estar acompanhado. No mais, o tutor deve deixá-lo em um ambiente que ele sinta-se bem, longe de janelas e objetos que possam provocar um acidente", aconselha.

Para os casos mais graves, em que o animal apresenta reações de medo fortes, Ferraz indica tratamento homeopático, fitoterápico ou até mesmo de sedativos que tranquilizem o pet. O acompanhamento de um veterinário é indispensável, mesmo para aqueles medicamentos vendidos sem indicação médica. "O indicado é administrar de três a quatro dias antes para fazer efeito e acompanhar a reação do animal, mas serve apenas para casos mais extremos", indica.

Técnica "Tellington Touch"
Para aliviar as tensões provocadas pelo medo ou susto, uma técnica chamada Tellington Touch está fazendo sucesso na internet por deixar o cachorro mais seguro e evitar os sintomas provocados pelos fogos de artifícios e outros traumas.

O Tellington Touch envia informações sensitivas para o sistema nervoso do animal o deixando mais calmo e provocando a sensação de segurança. Foto: Reprodução/Internet.
O Tellington Touch envia informações sensitivas para o sistema nervoso do animal o deixando mais calmo e provocando a sensação de segurança. Foto: Reprodução/Internet.

Utilizando um pano, o tutor deve estimular as regiões extremas do corpo do aninal diminuindo a irritabilidade e tensões na área lombar. A faixa deve ser atada entre o peito e o dorso na forma de um oito e finalizada com um nó na região traseira. A informação sensitiva recebida pelo sistema nervoso do animal o deixa mais calmo provocando a sensação de segurança.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.



Últimas