• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Curiosidade » Saiba o que significam os nomes dos restaurantes de comida Japonesa espalhados pelo Recife Com a ajuda do cônsul Yasuhiro Mitsui nós traduzimos os títulos de algumas das casas recifenses

Katarina Bandeira

Publicação: 26/02/2016 14:35 Atualização: 26/02/2016 17:41

Foto: Peu Ricardo/Esp. DP
Foto: Peu Ricardo/Esp. DP

Sushis, yakissobas, tempurás. Na hora de procurar um lugar para degustar de uma boa comida japonesa cada um tem seu local favorito, da Zona Norte a Zona Sul da cidade. Mas você já se perguntou o que significam os nomes dos restaurantes de comida japonesa espalhados pelo Recife, se é que tem tradução? Para desvendar esse mistério o Gastrô preparou uma lista com alguns restaurantes e chamou o cônsul da sede da embaixada do Japão no Recife, Yasuhiro Mitsui para ajudar no desafio:

Hakata - Especializada em comida japonesa com pratos tradicionais e contemporâneos, a casa fica localizada no bairro do Derby, no Centro do Recife. O nome do espaço se refere a um bairro na cidade de Fukuoka no Japão, situada na costa norte da ilha de Kyushu. Onde: R. Estácio Coimbra, 182 - Derby. Telefone: 3421-7299

Osaka - Restaurante localizado nas Graças serve pratos chineses e japoneses. Seu nome é o mesmo de uma cidade japonesa na ilha de Honshu, principal do país. Onde: R. Joaquim Nabuco, 668 - Graças. Telefone: 3222-1259

Sushi Itiban - Sushi número um. É isso o que significa o nome do restaurante Itiban, na Madalena. O nome do local traduz bastante a intenção dos donos. Onde: R. Pessoa de Melo, 354 - Madalena. Telefone: 3227-9338

Nirai - Apesar de parecer um nome tipicamente japonês a palavra Nirai não existe no vocabulário dos nipônicos. De acordo com o cônsul o certo seria Mirai, que quer dizer futuro. Onde: R. Pessoa de Melo, 354 - Madalena. Telefone: 3227-9338.

Jin San - Simplesmente Senhor Jin. O restaurante funciona com o serviço de rodízio e serve também comida chinesa. Onde: R. Demócrito de Souza Filho, 423 - Madalena. Telefone: 3019-5001.

Sumô - Nas palavras do senhor Mitsui "a luta dos gordões japoneses" em nada tem a ver com o restaurante do chef Saburó. A não ser é claro o fato de que de tão saboroso o cliente pode sair como um dos competidores da luta oriental. Onde: R. Xavier Marquês, 87 - Graças. Telefone: 3426-8272.

Sugoi - Descreve bem o que o sushi é para a maioria dos recifenses: Maravilhoso. A casa funciona no esquema de rodízio, em Olinda. Onde: Av. Ministro Marcos Freire, 1355 - Bairro Novo. Telefone: 3439-8116.

Kyoto - Outro com nome de cidade japonesa. Kyoto foi fundada no século I, sendo capital do Japão Imperial até ser substituída por Tóquio. No Recife, o restaurante funciona em esquema de rodízio e serve comidas chinesas também. Onde: R. da Hora, 88 - Espinheiro. Telefone: 3427-3100.

Miwa - É um nome feminino comum do outro lado do continente. Aqui o restaurante fica em Olinda e também funciona em esquema de rodízio. Onde: R. do Sol - Carmo, Olinda. Telefone: 3493-3691.

Udon - É um tipo de macarrão grosso feito de farinha servido normalmente como sopa. O caldo é quente e tem a base feita de dashi, shoyu e mirin. No Recife o local oferece pratos da culinária chinesa e japonesa com opções vegetarianas e cervejas importadas. Onde: Rua Raimundo Freixeira, 175 - Casa Amarela. Telefone: 3049-3449.

Kisu - Vai um beijinho? A palavra quer dizer exatamente isso. Você pode usar até mesmo para conquistar o crush (paquera). Oferece um sushi e quem sabe um beijinho. Onde: Shopping RioMar (Av. República do Líbano, 251 - Loja 05 - Pina). Telefone: 3327-0569.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.



Últimas