• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Especial » Chef Gastrô: Versátil, Luciana Sultanum ensina a preparar um Cheesecake de Oreo Eleita melhor chef feminina do ano cozinheira da alta gastronomia encerra a edição da série

Katarina Bandeira

Publicação: 17/12/2015 16:48 Atualização: 21/12/2015 18:40

Receita é inspirada nos encontros culinários com a irmã. Foto: Hesiodo Goes/DP
Receita é inspirada nos encontros culinários com a irmã. Foto: Hesiodo Goes/DP

Criativa, comunicativa e com uma mente que funciona a mil por hora, quem conhece a chef Luciana Sultanum logo percebe que sua vontade de cozinhar vai muito além das obrigações da profissão. Eleita melhor chef feminina em algumas premiações deste ano, ela está cada vez mais em evidência, principalmente após assumir o cardápio franco-italiano do Modigliani Bistrô, em Apipucos.


Mesmo com mais de dez anos à frente das panelas, no início Luciana não se imaginava trabalhando na área profissionalmente. “Eu cursava arquitetura, mas aproveitava para fazer pequenos cursos aqui e em São Paulo”, conta a chef. Ao perceber que se dedicava mais ao fogão do que aos projetos da faculdade, largou tudo e foi para a França, estudar no Institut Paul Bocuse - especializado em culinária francesa.


E a vida parisiense deu bons frutos para o currículo. Ela teve a oportunidade de estagiar no Hotel Ritz e chegou a servir nomes importantes do mundo pop como o ator Jhonny Depp e o cantor Elton John. Versátil, ao voltar para o Recife, Luciana começou a dar aulas em faculdades de gastronomia, sendo mentora de diversos chefs prodígios da cozinha pernambucana, como Pedro Godoy e Miau Caldas.


Com mil facetas dentro da cozinha, a chef preferiu não ficar apenas dentro da área de conforto e procurou estudar outros sabores do mundo. Foi através de uma das irmãs, que morava nos Estados Unidos, que Luciana teve acesso à comida norte-americana. Na época, muitos dos ingredientes eram industrializados e importados, mas com a curiosidade aflorando em cada aroma, a chef começou a procurar formas de fazer as receitas  com ingredientes brasileiros. Uma delas é o Cheesecake de Oreo, que leva um toque especial da chef e contempla a nossa última edição do especial Chef Gastrô. Confira a receita e o vídeo:

Cheesecake de Oreo é uma das últimas receitas da série Chef Gastrô. Foto: Hesiodo Goes/DP
Cheesecake de Oreo é uma das últimas receitas da série Chef Gastrô. Foto: Hesiodo Goes/DP


Cheesecake de Oreo e hot fudge sauce - Por Luciana Sultanum

Ingredientes:
100g de bolacha Oreo
600g de cream cheese
1/2 xícara de açúcar refinado
5 ovos
Raspas de 1 limão

Para a calda:
100g de chocolate meio amargo
100g de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de café pronto
1/3 xícara de glicose de milho
2 colheres (sopa) de açúcar demerara

Modo de preparo:
Triture as bolachas Oreo no processador ou liquidificador até formar uma farofa (caso use as bolachas sem o recheio, adicione 2 colheres de manteiga derretida);
Forre o fundo de uma forma de fundo falso com a farofa de Oreo e leve ao forno a 180°C  por 10 minutos. Na batedeira coloque o cream cheese com o açúcar e bata até ficar bem cremoso. Acrescente os ovos um a um, batendo sem parar;
Acrescente as raspas de limão e bata mais um minuto.Coloque o creme sobre a base de Oreo já assada e leve ao forno novamente em banho-maria por aproximadamente 1 hora ou até começar a dourar ligeiramente. Prepare a calda colocando o creme de leite fresco em uma panela e levando ao fogo para ferver;
Desligue o fogo e acrescente o chocolate, mexendo bem.Adicione o açúcar, a glucose de milho e o café e ligue novamente o fogoe mexa até que a mistura fique bem homogênea e reserve. Coloque a cheesecake para esfriar e no momento de servir, aqueça a calda de chocolate e sirva com o cheesecake gelado.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.



Últimas