Especial Chef Gastrô: Pedro Godoy ensina a fazer arte com vieiras Cozinheiro da alta gastronomia apresenta receita de Vieira com couve flor em texturas

Por: Katarina Bandeira

Publicado em: 07/12/2015 17:08 Atualizado em: 07/12/2015 18:50

Chef se inspira em elementos do grafiti para compor seus pratos. Fotos:  Rodrigo Silva/Esp.DP/D.A Press
Chef se inspira em elementos do grafiti para compor seus pratos. Fotos: Rodrigo Silva/Esp.DP/D.A Press

Para quem não conhece as vieiras são moluscos que vivem como verdadeiras ostras. Elas têm uma textura macia, porém firme, parecida com o polvo. Por serem conchas, muitas vezes são servidas em sua própria morada que possui uma coloração forte, geralmetne avermelhada. No Chef Gastrô de hoje a vieira é o ingrediente principal da receita do chef Pedro Godoy.

Uma das inspirações de Pedro para montar seus pratos vem do grafite. A arte de rua, que expressa sentimentos, situações e fragilidades vem representada em cores fortes na mão do cozinheiro, que transformou uma simples vieira em uma obra de arte. Confira a receita e o vídeo:

Prima requintada da ostra vieira é um moluco macio e saboroso.
Prima requintada da ostra vieira é um moluco macio e saboroso.

Ingredientes:

Para a vieira:

10 Vieiras
1 Limão
Pimenta do reino
Sal
50g de Manteiga

Modo de preparo:
Tempere bem as vieiras com sal, limão e pimenta do reino. Grelhe bem as vieiras dos dois lados na manteiga. Espere a gordura esquentar bem, e vá colocando as vieiras aos poucos para não abaixar a temperatura da panela. Deixe dourar bem de um lado, depois de outro, e reserve.

Purê de couve flor (Ingredientes)

200g de Couve flor cozido na água
3 colheres de sopa de creme de leite
3 dentes de alho confitado
1 colher de sopa de Manteiga
Sal
Pimenta do reino

Modo de preparo:

Cozinhe bem a couve flor para que ele fique a ponto de purê, bem cozido. Em seguida, bata todos os ingredientes no liquidificador até que fique uma pasta bem homogênea.

Farofa de couve flor (Ingredientes):
150g de couve flor cru
20g de  Manteiga
5 g Tomilho
2g Cúrcuma
Pimenta do reino
Sal

Modo de preparo:
Cozinhe rapidamente a couve flor na água fervendo, por 30 segundos. Em seguida retire, e bata no liquidificador, vai ficar uma espécie de farinha granulada. Reserve. Em uma frigideira, acrescente a manteiga, o tomilho, a pimenta do reino, o sal e a cúrcuma. Refogue bem, e em seguida acrescente a farinha de couve flor. Refogue por mais alguns instantes e desligue.

Beterraba (Ingredientes):
1 Beterraba fatiada
3 colheres de sopa
100 ml de vinho branco
1 Canela em pau

Modo de preparo:
Deixe a beterraba cozinhar com o açúcar, o vinho e a canela, até que ela fique crocante e caramelizada. Espere o mel apurar e ficar consistente.

 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas