Receita Aprenda a fazer uma receita de Sonho sorvete com as dicas do gastrônomo Gustavo Veiga Versão brasileira da sobremesa leva, geralmente, doce de leite ou creme de pasteleiro

Por: Katarina Bandeira

Publicado em: 14/11/2015 10:00 Atualizado em: 13/11/2015 17:57

Gastrônomo também serve a sobremesa em seu trailer no shopping Recife.  Foto:	Roberto Ramos/DP/D.A Press
Gastrônomo também serve a sobremesa em seu trailer no shopping Recife. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press

Objeto de desejo em muitas vitrines de padarias o sonho é um dos doces mais apreciados pelos brasileiros desde o início do século XX. Macio e recheado geralmente de creme de pasteleiro ou doce de leite a iguaria nasceu em terras alemãs, onde é chamada de Berliner (bola de Berlin), e é tradicionalmente recheada com doces de frutas vermelhas.

O gastrônomo Gustavo Veiga, à frente do Dog On The Road, criou uma nova versão para o doce, colocando sorvete no lugar do recheio. Além de comercializar a sobremesa no food truck, Gustavo também ensina a receita para quem gosta de se aventurar na cozinha, em casa.

Foto: Dog on the road/Divulgação
Foto: Dog on the road/Divulgação
SONHO SORVETE
(por Gustavo Veiga)

Ingredientes

Para a Massa:
1/2 quilo de farinha de trigo
1 colher (café) de sal
3 colheres (sopa) rasas de açúcar
1 ovo inteiro
3 colheres (sopa) de margarina
2 tabletes de fermento fresco (15g cada)
150 ml de água

Para o Creme de Confeiteiro:

1 litro de leite (reserve 1 xícara para dissolver o amido de milho)
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de amido de milho (previamente dissolvido em 1 xícara de leite)
7 gemas caipiras peneiradas
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo:
Para o creme de confeiteiro, coloque todos os ingredientes em uma panela e vá misturando sem parar com um fouet em fogo moderado até que engrosse e esteja cozido. Reserve em um saco de confeitar para esfriar. Para a massa, dissolva o fermento com o açúcar, adicione o restante dos ingredientes e pouco a pouco, acrescente a farinha de trigo. Transfira para a pedra e sove até ficar uma massa enxuta e lisa. Deixe descansar até a massa dobrar de volume. Boleie os sonhos, coloque em uma assadeira untada com óleo e deixe a massa crescer até dobrar de volume. Frite cada uma dessas bolinhas em óleo moderado bem delicadamente até ficarem douradas dos dois lados. Retire do óleo, transfira para um prato com papel absorvente, faça um corte lateral com uma faca ou com uma tesoura, recheie com o sabor de sorvete desejado, espalhe a ganache de chocolate por cima, polvilhe o açúcar impalpável ou passe no açúcar e canela e sirva.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas