PROJETO Festa nos Becos traz programação voltada à infância para Favela do Canal, no Arruda

Por: Júlia Galvão

Publicado em: 07/06/2019 17:05 Atualizado em: 07/06/2019 18:16

Foto: Felipe Galdino/Divulgação
Foto: Felipe Galdino/Divulgação
Festa nos Becos. Em 2012 nascia no Recife uma iniciativa a fim de explorar o diálogo entre o espaço público e as manifestações artísticas dos corpos e vozes da periferia. Dessa vez, com programação especial voltada à infância, o evento chega para ocupar a Favela do Canal, no bairro do Arruda, neste sábado.

Cineclube, apresentações de passinho, brincadeiras populares, oficinas e contação de histórias estão entre os atrativos dos polos distribuídos na Avenida Prof. José dos Anjos, conhecida como 'beira canal'. Além de celebrar a força das comunidades, a ideia é que as pessoas prestem atenção no lugar de fala das crianças.

A ação faz parte da campanha voltada à infância Pirilampo Criativo, da Usina de Imaginação. Uma das idealizadoras, a antropóloga Rita Oening explica que percebeu gradativamente a importância de atingir esse público. 'A gente sempre trabalhou com crianças em oficinas, cineclubes e acreditamos que elas têm uma sensibilidade diferente. Elas enxergam a dificuldade dos pais, da família [...] É preciso estimular essa interação positiva entre eles', defende. 

Como parte desse processo, a festa foi o resultado final de uma série de etapas que acontecem desde 2018. A primeira ação envolveu as crianças da comunidade Cidade de Deus, no bairro de Campo Grande, para realização do videoclipe Bebezinha, a cidade é tua, a cidade é minha

Posteriormente, moradores do Arruda gravaram um minidocumentário para tratar as dificuldades de lazer para crianças nos becos e avenidas do bairro. Rita ressalta que a própria comunidade trouxe o tema à tona para discussão. 

Para fechar o ciclo da campanha na Favela do Canal, os produtores pernambucanos Victor Germano, Rodrigo Ramos e João Victor Carvalho, do Coletivo BoiKOT, ministraram uma oficina de produção de eventos para os jovens da comunidade. Todo o planejamento - financeiro, produção, jurídico e comunicação - da 6ª edição da Festa dos Becos foi feito durante as aulas. 


SOBRE

O evento faz parte do FavelaNews, um dos projetos promovidos pela Shine a Light e Usina de Imaginação. Jovens usam cinema, fotografia e reportagens para narrar histórias que, geralmente, não estão nos holofotes da mídia convencional: ver a favela sob a lente da favela.

Ao longo dos sete anos de trajetória, a iniciativa provocou impactos diretos nas comunidades da Zona Norte do Recife e, hoje, tornou-se modelo e referência para produtos audiovisuais. Em especial, esta edição, é parte da campanha para primeira infância Pirilampo Criativo, com apoio da Fundação Bernard Van Leer. 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

PALCO
- DJ Phino
- Kilandukilu
- Femigang
- Roda de Break
- Okado do Canal
- Medula Nordestina
- Cineclube
- Apresentação das crianças do passinho
- Live painting de grafite 

POLO DE ESTÉTICA AFRO
- Manicure
- Penteados Afro
- Oficina de customização de camisas 

POLO PRIMEIRA INFÂNCIA (0 a 6 anos) 
- Atividades lúdicas
- Contação de história
- Mediação de leitura
- Recreação 

POLO CRIANÇAS (6 a 13 anos) 
- Oficina de customização de brinquedos
- Recreação
- Atividades lúdicas 

POLO BRINCADEIRAS
- Brincadeira populares

SERVIÇO
Quando: Sábado (8)
Horário: A partir das 14h
Lugar: Av. Prof. José dos Anjos, Arruda, Recife 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas