Resistência Blocos Afros realizam grande encontro neste sábado, em Olinda O evento acontece no barracão da Escola de Samba Preto Velho, no Alto da Sé, a partir das 18 horas

Por: Samuel Calado - Redes Sociais e Site

Publicado em: 24/05/2019 22:12 Atualizado em: 24/05/2019 22:26

A atividade começa às 18h e segue até as 22h. Foto: Divulgação
A atividade começa às 18h e segue até as 22h. Foto: Divulgação

Neste sábado (25), o barracão da Escola de Samba Preto Velho, no Alto da Sé, em Olinda, será templo do encontro coletivo entre os blocos afros de Pernambuco. Participam da evento os grupos Raízes, Oba Nyje, Daruê Malungo e Ara Ylê. A entrada custa R$ 5,00 e estará disponível na bilheteria da casa, a partir das 18 horas. 

A iniciativa, que acontece quinzenalmente, surge como uma forma de resistência à ameaça de extinção dos blocos afros no Estado de Pernambuco. Os grupos denunciam a falta de incentivo e temem com o encerramento das atividades. 
O cantor e compositor Lucas dos Prazeres, que tem um importante trabalho dentro das comunidades, conta que esses grupos transmitem o conhecimento a através da oralidade, tornando viva e hereditária a tradição cultural. “Seja nas contações de história, nas melodias e letras das músicas, na dança e nas vivências do cotidiano onde repassamos nossos valores e saberes. Assim aprendemos com nossa ancestralidade, e damos continuidade a este patrimônio histórico”. 
 
 
Os encontros reforçam os laços afetivos entre os grupos. Foto: Divulgação
Os encontros reforçam os laços afetivos entre os grupos. Foto: Divulgação

A dificuldade em manter os blocos de pé é geral. Os encontros surgem justamente para reforçar os laços afetivos entre eles na perpetuação do movimento. A produtora cultural Conceição Prazeres, que preside o Raízes de Quilombo, do Morro da Conceição, explica que os blocos levam para as ruas a força e resistência dos povos africanos. “Tanto a musicalidade, quanto o canto e a dança reforçam a mensagem de combate ao racismo e de reafirmação da identidade negra”.  

Serviço 
Encontro de Blocos Afros na GRES Preto Velho 
Quando: 25 de maio de 2019. 
Onde: Escola de Samba Preto Velho, no Alto da Sé, em Olinda. 
Ingresso: R$ 5,00. 
Horário: 18h às 22h. 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas