Cinema Recife recebe curso de iluminação cênica para mulheres Objetivo é promover o empoderamento dos termos técnicos na prática artística

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 13/05/2019 20:31 Atualizado em:

Foto: Andre Sidarta/Divulgação
Foto: Andre Sidarta/Divulgação

O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam), localizado no Centro do Recife, recebe o Curso de Iluminação Cênica para Mulheres: Empoderamento dos termos técnicos na prática artística, de 27 a 31 de maio, ministrado pela iluminadora Natalie Revorêdo. O objetivo é promover o empoderamento dos termos técnicos na prática artística. O público-alvo são mulheres (cis, trans, diversas) a partir dos 18 anos.  O valor do curso é de R$ 200,00 e as inscrições podem ser feitas através do linkhttp://bit.ly/Oficina-de-Iluminacao-MAMAM.

Segundo Natalie, o curso tem como mote o fortalecimento entre as mulheres e os lugares que elas desejam ocupar. O intuito é o fortalecimento e o entendimento sobre os conceitos técnicos da iluminação, possibilitando um diálogo entre as participantes com as coordenações de palco, teatros, casas de shows, outros. "É mais evidenciado a figura masculina nesses espaços. Ver muitos homens nas funções técnicas não se torna um empecilho, mas sim uma usina geradora de energia, nutrindo as mulheres cada vez mais de que esse lugar técnico as compete também, ocupando-os”, explica a iluminadora, em comunicado à imprensa.

A partir do curso, a ideia é promover o entendimento e o diálogo entre as diferentes linguagens que permeiam o fazer artístico e as produtoras, dançarinas, atrizes, diretoras, fotógrafas e tantas outras, que se relacionam no processo criativo com os profissionais da área técnica. "As mulheres terão nessa experiência de contato e troca, a liberdade para gerar e gerir conscientemente seus processos artísticos, somados com a poética da iluminação”, conta Natalie.

Através da exposição de conteúdos específicos e explanações, pretende-se fortalecer os saberes sobre conceitos técnicos da iluminação, contato com as fontes luminosas, equipamentos e aparelhos, cada funcionalidade e possibilidades de ação. Além disso, serão apresentados conteúdos sobre as estruturas dos espaços, como, varas, gelatinas, tomadas, por exemplo. “Pontuo que a ideia central da oficina é facilitar a comunicação entre as artistas e a técnica, entendendo-se que a interseção disso é a arte. E desabrochar alguma participante para a profissão artística da luz, local de todos e todas”, explica a iluminadora.

A atividade disponibilizará três vagas gratuitas, sendo uma social (para mulher de baixa renda), outra de autodeclaração (para candidatas indígenas e negras) e mais uma  para mulher trans.

PROGRAMAÇÃO
DIA 01: A mulher e seus moveres. Fortalecendo os caminhos, ramificando com sabedoria e escuta
DIA 02: Do fogo a energia. A passagem do tempo para as fontes Luminosas
DIA 03: Refletores e suas funções. Desmistificar o material – Teoria e prática
DIA 04: Da teoria à prática. Estudos dos corpos
DIA 05: A poética da Luz e suas potências criativas – moveres

SERVIÇO
Curso de Iluminação Cênica para Mulheres: Empoderamento dos termos técnicos na prática artística, com Natalie Revorêdo
Onde: Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Rua da Aurora, 265, Boa Vista, Recife)
Quando: de 27 a 31 de maio, das 15h às 18h
Quanto: R$ 200
Inscrições: bit.ly/Oficina-de-Iluminacao-MAMAM

Formulários
Autodelcaração: http://bit.ly/Oficina-de-Iluminacao-Autodelcaracao
Bolsa social: http://bit.ly/Oficina-de-Iluminacao-Bolsa-Social
Bolsa para mulheres trans: http://bit.ly/Oficina-de-Iluminacao-Mulheres-Trans
Informações: educmamam@gmail.com ou (81) 3355-6871



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas