Música Mestre Gennaro leva o autêntico forró pé de serra para a Sala de Reboco

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 03/05/2019 15:30 Atualizado em:

Foto: Mestre Gennaro/Divulgação
Foto: Mestre Gennaro/Divulgação

O pernambucano Mestre Gennaro, que fez parte da formação do Trio Nordestino, fará show na Sala de Reboco neste sábado (4), a partir das 21h. Com participação especial do Trio Vinil/Canavieros, a apresentação vai resgatar a sonoridade pé de serra do músico, que teve seu apogeu na década de 1970.

Formada por Fernando Vinil (Sanfona), José Demóstenes (Vocal e percussão), Nino (Zabumba), Ginga (Violão 7 cordas e vocal), Ciará (Vocal e Percussão) e Fábio (Flauta), a Trio Vinil/Canavieros é uma banda musicalmente focada na pesquisa dos elementos da diversidade cultural nordestina, do seu folclore, de suas raízes e bens imateriais, que se refletem em inúmeras manifestações populares, através da dança, da música, do modo de se vestir, da gastronomia, entre outros formas.

Trajetória
Natural de Maribondo, interior do Estado de Alagoas, aos 14 anos migra junto com os pais e os cinco irmãos para o Rio de Janeiro. Aos 16, já tocava e fazia apresentações em eventos festivos como músico profissional. Em 1981, foi contratado por Luiz Gonzaga para tocar no período junino, porém, com a doença e internamento de Lindú, voz principal e sanfona do Trio Nordestino, é convidado para substituí-lo e, diante da situação, o Rei do Baião transfere o seu contrato para o Trio.

Em 1992, Gennaro deixa o Trio Nordestino para iniciar um novo projeto de carreira solo para desenvolver um estilo próprio de tocar sanfona. No ano seguinte, por questões familiares, muda-se para a cidade do Recife, em Pernambuco e passa a se apresentar e gravar discos com diversos artistas do Estado.

2018 marca a sua estreia internacional e o reconhecimento pela contribuição ao forró. Faz show e recebe homenagem pela carreira no “Festival Forró Lille Vamo que Vamo”, realizado na cidade de Lille, no norte da França. E recebe homenagem pelos 60 anos do Trio Nordestino no Baião in Lisboa Festival, em Portugal, ocasião em que grava um DVD ao vivo.

Para a temporada 2019 o Mestre Gennaro lança um espetáculo inédito em que apresenta o universo musical e pessoal do Trio Nordestino e mostra todo o seu talento como músico virtuoso tocando, pela primeira vez em público, peças instrumentais que construiu para a sanfona.

SERVIÇO
Show Mestre Gennaro - Vale a pena ouvir de novo 
Onde: Sala de Reboco (Rua Gregório Júnior, 264, no Cordeiro)
Quando: neste sábado (4), às 21h
Quanto: R$ 20
Informações: 3228-7052


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas