Afro Afoxé Omim Sabá oferece oficinas gratuitas no bairro do Cordeiro O grupo irá ministrar aulas de dança, percussão e canto com o objetivo de reforçar o conhecimento acerca da ancestralidade africana no Brasil

Por: Samuel Calado - Redes Sociais

Publicado em: 11/04/2019 22:39 Atualizado em:

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O carnaval passou, mas para quem acha que os grupos só se aquecem no período carnavalesco, o Afoxé Omim Sabá prova que não é bem assim. Que o ritmo se vive nos 365 dias do ano.  Atabaques, agbês e agogôs irão dar vida as oficinas do grupo, que iniciam neste domingo (14), a partir das 15h. O grupo irá ministrar aulas de dança, percussão e canto com o objetivo de reforçar o conhecimento acerca da ancestralidade africana no Brasil. Uma excelente oportunidade para as pessoas que querem aprender mais sobre a cultura e religiosidade negra em pernambuco. As atividades são gratuitas e vão acontecer na Rua Xavier Sobrinho, nº 189, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. 

O ritmo ijexá mexe com o corpo e os sentidos. Impossível ouvir o toque e não sentir vontade de dançar. Como atividade física, trabalham diretamente na melhora da qualidade de vida e também no aumento da autoestima. O presidente do grupo, Marcos Silva, conta que não há restrição de idade. "Qualquer pessoa pode participar. O nosso objetivo é priorizar o trabalho da cultura ancestral na localidade, enaltecendo a nossa tradição. Venha fazer parte da nossa família”, ressalta. 

Assista ao vídeo


História
O Afoxé foi fundado no dia 15 de agosto de 2002 com a intenção de divulgar a cultura e a religiosidade de matriz africana. As canções trazem a valorização da ancestralidade e levantam questionamentos sobre o combate ao racismo e a intolerância religiosa, bem como a reflexão sobre representatividade e empoderamento negro. O orixá patrono da entidade cultural é Yemanjá, divindade ligada aos oceanos e a maternidade. De lá para cá, o grupo já participou de vários festivais e projetos culturais. Um dos mais esperados na noite do Encontro de Afoxés da capital pernambucana. Ele é associado à União dos Afoxés de Pernambuco (UAPE). 


Serviço 
Oficinas Gratuitas do Afoxé Omim Sabá 
Quando: 14 de abril de 2019 
Horário: 15h 
Endereço: Rua Xavier Sobrinho, Cordeiro, Zona Oeste do Recife. 
Informações: 81 9 9707-6817



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas