Teatro Espetáculo Cicatriz, que aborda violências contra LGBTs, volta em cartaz no Recife Peça recifense será apresentada durante dois fins de semana

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 04/04/2019 12:08 Atualizado em:

Foto: Antônio rodrigues/Divulgação
Foto: Antônio rodrigues/Divulgação

O espetáculo recifense Cicatriz, que aborda a realidade de violências e superação por que passam a comunidade LGBTQ+, volta em cartaz para uma curta temporada na capital pernambucana, após estreia no mês de fevereiro deste ano. A peça será encenada em apresentações nos sábados (06 e 13), às 20h, e domingos (07 e 14), às 19h, no Teatro Barreto Junior, bairro da Boa Vista.

A peça leva para o palco cenas reais e fictícias que remontam agressões, repressões e traumas vivenciados por gays, lésbicas e transexuais, em diferentes épocas e contextos sociais. A narrativa expõe dores provocadas pela LGBTfobia e maneiras que pessoas LGBTs encontram para superar adversidades, se autoafirmarem e se empoderarem.

O espetáculo também conta com relatos factuais, vivências pessoais do elenco e recortes livremente inspirados na obra de Caio Fernando Abreu, dramaturgo e escritor pioneiro em abraçar temáticas LGBTs. A proposta da encenação, dirigida e concebida por Antônio Rodrigues, é provocar reflexão na sociedade através da arte, evocando respeito e empatia pelo próximo, não importando sua orientação sexual ou de gênero.

"O espetáculo vem para exercitar a reflexão sobre atitudes LGBTfóbicas e preconceituosas que permeiam nossa sociedade há décadas, que muitas vezes replicamos sem perceber”, argumenta o diretor, que levanta estatísticas alarmantes – segundo a ONG Grupo Gay Bahia, uma pessoa LGBT morreu a cada 20 horas em 2018 no Brasil, vítima de LGBTfobia. "Cicatriz vem para dizer que nossa atitude enquanto ser social pode salvar vidas LGBTs", afirma. Cicatriz é um espetáculo de Toni Rodrigues Produções, com temporada aprovada no edital de ocupação do Teatro Barreto Júnior.

SERVIÇO
Curta temporada do espetáculo Cicatriz
Onde: Teatro Barreto Júnior (Rua Estudante Jeremias Bastos, S/N, Pina)
Quando: sábados (6 e 13), às 20h, e domingos (07 e 14), às 19h
Quanto: R$ 40, R$ 20 (meia)


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas