História Exposição e documentário sobre Gilberto Freyre iniciam comemorações dos 70 anos da FUNDAJ

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 15/03/2019 11:02 Atualizado em:

Foto: Fundaj/Divulgação
Foto: Fundaj/Divulgação

A Fundação Joaquim Nabuco inicia, nesta sexta-feira (15), as comemorações dos 70 anos da instituição. O livro Assucar, de Gilberto Freyre, será tema da exposição homônima na sala Mauro Mora na Funda de Casa Forte, Zona Norte da capital. A mostra ficará aberta ao público por três meses. O Cinema do Museu, situado no mesmo prédio, irá exibir quatro episódios da série Casa Grande e Senzala, dirigida por Nelson Pereira dos Anos em 1998. 

No mínimo 150 peças do Museu do Homem do Nordeste foram reunidas para materializar a cultura açucareira do século passado, inspirada no livro Assucar, que comera 80 anos de lançado. Pinças de açúcar, açucareiros, jogos de louça e toalhas de mesa serão representações da extensão desse ingrediente social. Após a abertura da exposição, haverá uma festa no quintal do casarão Solar Francisco Ribeiro Pinto Guimarães com uma vasta mesa de comidas tradicionais, cujas receitas estão no livro.

SÉRIE
Com a série Casa Grande e Senzala, a tradicional Sessão Cinemateca dividirá entre as sessões dos dias 15 e 16 de março. O documentário se baseia na obra homônima de Gilberto Freyre, que trata sobre as influências da miscigenação entre o colonizador, o índio e o negro no Brasil.

"É muito importante que deflagremos essas comemorações com a exibição da série que trata da obra exponencial de Freyre. Uma oportunidade para se rever casa Grande  Senzala na tela”, detalha o presidente Alfredo Bertini. O documentário tem narração do professor Edson Nery, amigo e biógrafo do autor, e conta com participação de Vânia Terra, Gheuza Sena, Ellyne Peixoto e Helena Menezes. Os 300 minutos da série trazem uma leitura afetiva da grande obra de Gilberto Freyre, dividida em quatro episódios, dois para cada dia de sessão.

SERVIÇO DA EXIBIÇÃO
Onde: Cinema do Museu (Avenida Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte)
Quando: 15 e 16 de março, a partir das 19h
Quanto: Gratuito 

SERVIÇO DA EXPOSIÇÃO ASSUCAR
Onde: Museu do Homem do Nordeste  (Avenida Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte
Quando: a partir de 15 de março, com duração de 3 meses
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h 
Quanto: gratuida


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas