Financiamento Secult-PE e Fundarpe adiam prazos para editais da cultura

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 11/03/2019 12:42 Atualizado em:

Foto: Cultura PE/Divulgação
Foto: Cultura PE/Divulgação

A Secretaria de Cultura e a Fundarpe divulgaram, nesta segunda-feira (11), que alguns editais e convocatórias em curso tiveram seus prazos adiados. De acordo com a nota divulgada, a mudança foi devido a "observação de que o período carnavalesco prejudicou o trabalho de muitos grupos, artistas e produtores que poderiam ter feito suas inscrições". São quatro editais com datas alteradas: Pernambuco de Todas as Paixões, Microprojeto Cultural e Convocatória de Ocupação de Pautas do Teatro Arraial Ariano Suassuna e  4º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia.

O edital do Pernambuco de Todas as Paixões vai agora até o dia 15 de março, próxima sexta. O edital visa premiar montagens da Paixão de Cristo em todo estado. O valor pode chegar a R$ 40 mil por grupo. Os interessados em participar do edital deverão se inscrever exclusivamente pela internet, via plataforma Mapa Cultural de Pernambuco.

Os interessados em submeter projetos ao edital de Microprojeto Cultural terão até o dia 12 de abril para fazê-lo. As inscrições deverão ser feitas, exclusivamente, pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco, e os proponentes deverão apresentar o cadastro de produtor cultural atualizado. O edital é uma novidade dentro do Fundo de Incentivo à Cultura de Pernambuco (Funcultura). Lançado no final de 2018 pela Secretaria de Cultura e Fundarpe, o objetivo é incentivar projetos artístico-culturais de baixo orçamento. Ao todo, poderão ser contemplados até 42 projetos no valor máximo de 15 mil reais. Os trabalhos devem ter como foco o desenvolvimento sociocultural do Estado.

Também fica para próximo dia 15 de março (sexta-feira) o fim do prazo para as inscrições da Convocatória de Ocupação de Pautas do Teatro Arraial Ariano Suassuna para o primeiro semestre de 2019. Para participar do edital, os interessados devem estar cadastrados na plataforma Mapa Cultural de Pernambuco e se inscreverem através deste link. É necessário apresentar uma proposta de encenação, a sinopse do espetáculo, o histórico do grupo, coletivo, companhia ou trupe, a ficha técnica, a encenação e o currículo da equipe principal. O proponente poderá incluir outros itens, caso julgue necessários à compreensão da proposta.

A Secult-PE/Fundarpe também estende para o dia 10 de maio o término das inscrições do 4º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia. A premiação contemplará, na área de Dramaturgia, obras inéditas nas categorias: Teatro Adulto, Teatro de Animação e Teatro para Infância. Já no segmento de Cultura Popular, o prêmio será concedido a Mestres e Mestras, além de Grupos/Comunidade com experiência na transmissão dos saberes e fazeres, dedicadas às expressões artísticas ou culturais populares, com reconhecimento da comunidade onde vivem. Ao todo, serão distribuídos R$ 151 mil em prêmios nos dois segmentos.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas