gastronomia Mostra gastronômica de mestras quilombolas aporta no Mercado da Encruzilhada neste sábado Segunda edição do projeto XepaCult vai homenagear as mulheres com show, exibições audiovisuais, mesa de debate e degustação gastronômica

Publicado em: 08/03/2019 18:06 Atualizado em:

As cozinheiras irão distribuir pratos tradicionais do Quilombo Barro Branco, de Belo Jardim, no Agreste. Foto: Divulgação
As cozinheiras irão distribuir pratos tradicionais do Quilombo Barro Branco, de Belo Jardim, no Agreste. Foto: Divulgação

A segunda edição do projeto XepaCult - Mostra de Gastronomia de Tradição pelo Consumo Consciente será especial do Dia Internacional da Mulher e acontece neste sábado (09), das 10h às 18h, gratuitamente, no pátio externo do Mercado da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife. A ideia do projeto, que teve início em agosto de 2017, é propagar a culinária de matriz africana e indígena de Pernambuco, e nesta edição, a programação vai contar com música, exposição, exibições audiovisuais, mesa de debate e comidas distribuídas gratuitamente.

A cada evento, duas mestras cozinheiras quilombolas ou indígenas preparam pratos com a xepa da feira de orgânicos e ingredientes locais. Nesta edição especial, a pesquisadora, cozinheira e produtora Mônica Jácome convidou as mestras cozinheiras quilombolas Elânia Lima do Nascimento e Cícera Maria da Silva, que irão preparar pratos tradicionais do Quilombo Barro Branco, de Belo Jardim, no Agreste, como a famosa vaca atolada.

Ao longo do dia, o público ainda poderá degustar e adquirir produtos culinários e utensílios artesanais para cozinha na Quitandinha XepaCult, que será inaugurada logo após a mesa de debates. Outros destaques da programação são o Brechó de Quintal, com peças de vestuário garimpadas por Adriana Cabral e Val Peregrino, a aula-espetáculo O som do barro, com Mestre Nado de Olinda, a exposição Panela de barro, cultura no prato, sobre o trabalho de mestras cozinheiras do Quilombo Sítio Rodrigues, além da exibição de documentários sobre a Comunidade Quilombola de Barro Branco e mulheres rurais.

Confira a programação completa: 

10h - Abertura do evento

10h30 - Abertura da exposição "Panela de barro, cultura no prato", com a presença das Mestras Liuceiras Cida Lima e Neguinha, do Quilombo Sítio Rodrigues, de Belo Jardim.

11h - Exibição de documentário "Mulheres rurais em movimento", realização do Movimento de Mulheres Rurais de Pernambuco e Heloïse Prevost.

12h - Mesa de debates: "Jovens mulheres em movimento: perspectivas e desafios para uma ação integrada". Debatedoras: 1) jovem feminista representante da Marcha das Mulheres; 2) Flávia Hellen - jovem negra ativista dos movimentos estudantil e feminista; 3) Silvinha Xukuru - jovem liderança das mulheres de etnia xukuru.

13h15 - Inauguração da Quitandinha XepaCult, com comercialização de produtos culinários e artesanato voltado para a comida e o comer, confeccionados por mestras cozinheiras e mestras artesãs indígenas e de ascendência africana. Degustação de quitutes.

14h - O som do barro: aula-espetáculo com Mestre Nado de Olinda e sua banda.

15h - Apresentação das Mestras Cozinheiras Elânia Lima do Nascimento e Cícera Maria da Silva, do Quilombo Barro Branco, de Belo Jardim, responsáveis pela cozinha do evento. Degustação de pratos tradicionais do quilombo, por elas preparados.

16h - Exibição de documentário sobre a Comunidade Quilombola de Barro Branco, município de Belo Jardim.

Serviço
XepaCult - 2ª Edição
Quando: Sábado (09), das 10h às 18h
Onde: Mercado da Encruzilhada - R. Dr. José Maria - Encruzilhada
Quanto: gratuito


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas