Música Ave Sangria, Mundo Livre S/A e mais 25 atrações em festivais gratuitos no Recife Antigo Festival da Torre Malakoff, Pré-AMP e o inédito Palco Frei Caneca iniciam as programações na semana pré-carnaval

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 21/02/2019 13:36 Atualizado em: 21/02/2019 13:36

Ave Sangria faz dois shows no bairro nesta semana. Foto: Flora Negri/Divulgação
Ave Sangria faz dois shows no bairro nesta semana. Foto: Flora Negri/Divulgação

Festivais gratuitos de música local vão atrair o público para o Recife Antigo já neste fim de semana pré-carnaval. Nesta quinta-feira (21), o Carnaval de Pernambuco na Torre Maloff traz shows de Afoxé Omo Nilê Ogunjá, Guerreiros do Passo e Ave Sangria. Na sexta-feira (22) e no sábado (23), o palco montado no Cais da Alfândega sediará o 16º Pré-Amp (Articulação Musical Pernambucana), reunindo dez nomes emergentes da cena pernambucana que dividem a programação com os headliners Ave Sangria (banda homenageada da edição) e Mundo Livre S/A. Já a estrutura montada na Praça do Arsenal dará espaço à primeira edição do Palco Frei Caneca, vinculado à rádio municipal e com diversos nomes da música regional.

A seleção das atrações do Pré-Amp foi realizada por meio de inscrição em um edital no começo do ano. Dos 180 inscritos, restaram dez nomes pertencentes às regiões do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife. São eles: Cassi Oli (Igarassu), Siba Carvalho (Olinda), Caboclo Mestiço (Olinda), Dejanira (Recife), Verdes e Valterianos (Recife), Rasga Mortalha (Caruaru), Us Cafuçu (Garanhuns), LuaMarte (Vitória de Santo Antão), Ednardo Dali e Alysson Slam (São José do Egito).

Como já é tradição, haverá uma competição entre as bandas e as melhores apresentações serão elencadas por um júri (os integrantes não são revelados). O três primeiros colocados farão shows no Carnaval do Recife deste ano, o segundo lugar terá vídeo assinado pelo coletivo Caldo de Cana e o mais votado vai gravar um álbum e se apresentará no Palco Pop do Festival de Inverno de Garanhuns deste ano.

TORRE MALAKOFF
A moda, o artesanato, a música, a cultura popular e a gastronomia de Pernambuco estão sob os holofotes do Carnaval do Governo de Pernambuco, num dos mais importantes equipamentos culturais do estado, a Torre Malakoff, no Recife Antigo. De 21 a 24 de fevereiro, o local sediará a terceira edição de um evento que reunirá produtos de grifes e estilistas pernambucanos que produzem para o Carnaval, artesanato, gastronomia e shows musicais. A abertura será nesta quinta, às 19h, com um desfile de moda. Na mesma noite, haverá discotecagem do DJ Pepe Jordão, apresentação do Afoxé Omô Nilê Ogunjá e show da banda Ave Sangria, que está em circulação nacional lançando o segundo disco de carreira.

A ação dá visibilidade a pequenos e médios produtores de Moda, Design e Artesanato de Pernambuco, possibilitando o fomento, a difusão e o enriquecimento do cenário cultural do Estado através da comercialização de seus produtos. As marcas estarão desta sexta (22/02) até o domingo (24/02) no pátio da Torre Malakoff das 16h às 22h. Além da venda dos produtos, haverá Flash Tattoo com Bela Tatua, cortes de cabelo com Belle Souza da Hair Instiga.

FREI CANECA
Na Praça do Arsenal, quem abre a festa do Palco Frei Caneca é o Elefante de Olinda, que se junta com a Orquestra do Maestro Lessa em frente ao QG do Frevo, na Praça da Independência, às 14h. Será um encontro de estandartes com diversos blocos que, juntos, irão se dirigir ao local dos shows. A programação do palco começa às 18h, com show do trio feminino Alessandra Leão, Karina Buhr e Isaar. Na sequência, será a vez da rainha do carimbó paraense, Dona Onete, estrear na folia recifense. No repertório, ela cantará músicas do Rebujo, seu disco de inéditas mais recente. Também vai resgatar alguns sucessos de álbuns anteriores, como Jamburana e Proposta indecente.

Encerrando a grade, o Batucada ao Vivo reunirá representantes de diversas rodas de sambas de resistência do Recife, em um show de confraternização entre músicos e compositores que fazem a riqueza do samba autoral pernambucano, além de apresentação dos Grupos Terra e Cadência.

PROGRAMAÇÃO

TORRE MALAKOFF

Sexta a domingo, das 16h às 22h.
Feira de Design, Moda, Artesanato e Gastronomia -

Quinta-feira (21)
18h Pepe Jordão
19h Afoxé Omo Nilê Ogunjá                                      
20h Guerreiros do Passo
21h Ave Sangria

Sexta-feira (22)
18h Caboclinhos Canindé do Recife
19h Clube de Bonecos Seu Malaquias

Sábado (23)
18h Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu
19h Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense 
20h Lia de Itamaracá
                                   
Domingo (24)
16h Bloco Lírico Cordas e Retalhos
17h Escola de Samba Galeria do Ritmo         
18h Homem da Meia-Noite

PRÉ-AMP

Sexta-feira (22)
Rasga Mortalha
Siba Carvalho
Caboclo Mestiço
Alysson Slam
Ednardo Dali
Mundo Livre S/A

Sábado (23)
Us Cafuçu
Verdes e Valterianos
Luamarte
Cássio Oli
Dejanira
Ave Sangria

PALCO FREI CANECA

Domingo (24)
14h Encontro de Estandartes com Elefante de Olinda e o Maestro Lessa (concentração na Praça da Independência)
18h Alessandra Leão, Karina Buhr e Isaar
19h Dona Onete
20h Rodas de sambas de resistência


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas