Carnaval 2019 Símbolos do Carnaval são destaques de exposição no Museu do Homem do Nordeste A mostra entra em cartaz na sala Vicente Rego Monteiro, no campus Derby, da Fundação Joaquim Nabuco

Publicado em: 05/02/2019 16:50 Atualizado em:

Peças fazem parte do acervo do museu. Fotos: Fundaj/Divulgação
Peças fazem parte do acervo do museu. Fotos: Fundaj/Divulgação
O Museu do Homem do Nordeste da Fundação Joaquim Nabuco (Muhne) entra no clima pré-carnavalesco e estreia a exposição Aptidão para alegria: vem de berço, em cartaz na Galeria Vicente do Rego Monteiro, campus Fundaj Derby. A mostra reúne cerca de 100 peças entre fantasias, máscaras, símbolos e esculturas da Folia de Momo de Pernambuco e do Nordeste.

Entre os destaques, o caboclo de lança, a la ursa e o maranhense caboclo de plumas que fazem parte do acervo do equipamento cultural. “A grande importância da exposição é mostrar o acervo do Museu. Foi uma oportunidade que teve para mostrar um pouco do que está guardado e que o Muhne é um museu de antropologia, que vive na rua e também se renova”, explicou a curadora Ciema Mello.

Também estão expostas esculturas de madeira do Mestre Cunha, quadros dos pintores pernambucanos Montez Magno e Bajado, bonecos gigantes de Gilberto Freyre e do Maestro Nelson Ferreira - que participam do Bloco da Turma da Jaqueira Segurando o Talo.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas