arte Caixa Cultural do Recife recebe projeto Mira Latina Iniciativa voltada para fotografia vai contar com exposição, roda de conversa e debate

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 08/01/2019 20:10 Atualizado em: 09/01/2019 13:33

Ação vai contar com a participação de fotógrafos pernambucanos e bolivianos. Foto: Tiago Calazans
Ação vai contar com a participação de fotógrafos pernambucanos e bolivianos. Foto: Tiago Calazans

Ampliar horizontes, trocar experiências e promover a aproximação entre fotógrafos pernambucanos e bolivianos. Com essa proposta, a Caixa Cultural Recife, localizada na Av. Alfredo Lisboa, Nº 505, Bairro do Recife, recebe a partir desta quinta-feira (10), o projeto Mira Latina. Com curadoria da fotógrafa e pesquisadora Maíra Gamarra, a iniciativa tem o objetivo de alargar o repertório visual e estimular a troca cultural entre países por meio da produção fotográfica contemporânea.

Entre os artistas envolvidos estão nomes da fotografia pernambucana, como Mateus Sá, Priscilla Buhr, Alcione Ferreira, Tiago Calazans, Eric Gomes, Thaisa Figueiredo e Danilo Galvão. Além deles, a projeto vai contar com a participação dos bolivianos Wara Vargas, Paola Lambertin, Mateo Caballero, Carla Spinoza, Carlos Sánchez Navas e Manuel Seoane.

Visando impulsionar novos espaços e auxiliar a construção fotográfica na região, o projeto conta com uma programação diversificada composta por exposição, debates e roda de diálogos. Com entrada gratuita, a mostra vai acontecer no Auditório Multimídia do equipamento, das 19h às 22h. 

"A fotografia da América Latina é extremamente rica, produtiva, criativa e estimulante, mas ainda é preterida e desconhecida do grande público e dos próprios fotógrafos, que conhecem e reconhecem muito mais as produções de outros países e continentes do que as dos nossos vizinhos. É buscando diminuir essa distância e fortalecer a região que surge o Mira Latina'', explica Maíra Gamarra. 

Considerado um laboratório de criação e desenvolvimento de ideais, o Mira Latina utiliza a fotográfica como sua linguagem principal. O projeto, que vem sendo desenvolvido desde 2016, vai apresentar sua plataforma web e ainda a primeira experiência proposta realizada com artistas pernambucanos e bolivianos. No total, dez fotógrafos de cada país foram selecionados para participar da ação. 

Serviço
Mira Latina na Caixa Cultural 
Quando: quinta-feira, 10 de janeiro
Onde: Caixa Cultural Recife, Auditório Multimídia (Av. Alfredo Lisboa, 505. Bairro do Recife), das 19h às 22h
Quanto: Gratuito
Informações: (81) 3425-1915



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas