Luto Cantora e compositora Miúcha morre aos 81 anos A artista, com mais de 40 anos de carreira, enfrentava o câncer

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 27/12/2018 17:39 Atualizado em: 27/12/2018 19:42

Artista teve 14 álbuns lançados. Crédito: Reprodução Facebook
Artista teve 14 álbuns lançados. Crédito: Reprodução Facebook

A cantora e compositora Miúcha morreu, no final da tarde desta quinta-feira, aos 81 anos, vítima de câncer. A irmã de Chico Buarque foi levada a um hospital e internada às pressas, onde teve uma parada respiratória.  
A artista, filha do historiador e jornalista Sérgio Buarque de Holanda e da pintora e pianista Maria Amélia Cesário Alvim, construiu uma carreira de mais de 40 anos, com 14 álbuns lançados. Miúcha deixa sua filha, Bebel Gilberto, fruto do casamento com o também músico João Gilberto.

 

Nascida no Rio, Heloísa Maria Buarque de Hollanda começou a cantar e tocar violão ainda jovem com seus seis irmãos. Estudou História da Arte em Paris, na École du Louvre. A primeira gravação profissional ocorreu em 1975, no disco entitulado The best of two worlds, uma parceria entre Stan Getz e João Gilberto.

Em 1989, teve dois de seus discos incluídos entre os sete melhores de música brasileira segundo o jornal francês Le Monde. Miúcha trabalhou, ao longo da carreira, com artistas como Tom Jobim, Vinicuis de Moraes e Toquinho.

Parceria com Tom Jobim
Miúcha teve uma bela e grande parceria com Tom Jobim. Em 1975, ano em que começou a carreira, ela cantou na faixa Boto, do disco Urubu, gravado pelo Maestro Soberano. Dois anos depois, veio o LP Miúcha e Antonio Carlos Jobim, que incluía Pela luz dos olhos teus e Vai levando, além de Maninha, faixa composta por Chico Buarque para Miúcha. Ao lado de Tom, Toquinho e Vinícius de Moraes, Miúcha cumpriu vitoriosa turnê, ficando quase um ano em cartaz no Canecão. O resultado ficou registrado num disco ao vivo, um dos mais importantes da carreira dela.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas