Teatro Janeiro de Grandes Espetáculos retira peça com Jesus trans da programação Apacepe aponta que outras ações judiciais e cancelamentos envolvendo a produção poderiam ter motivado a decisão

Publicado em: 24/12/2018 09:03 Atualizado em:

Foto: Luciane Pires/Divulgação
Foto: Luciane Pires/Divulgação

O Janeiro de Grandes Espetáculos, que havia anunciado a programação da 25ª edição na sexta-feira (21) com O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu como um dos destaques, voltou atrás e retirou a peça da grade. Em nota oficial, a Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe) aponta que outras ações judiciais e cancelamentos envolvendo a produção poderiam ter motivado a decisão.

Leia mais:

FIG 2018: Daniela Mercury defende atriz trans vetada no festival e beija esposa no palco

Entrevista: "As ameaças vão desde ‘vamos fazer protestos’, a ‘vou dar pauladas’, ‘meter o tiro’", diz a diretora da peça com Jesus trans, diretora Natalia Mallo

A montagem protagonizada pela atriz e mulher transexual Renata de Carvalho no papel de Jesus já foi alvo de críticas e censura. Ela chegou a ser cancelada do 28º Festival de Inverno de Garanhuns, mas após mobilização e determinação judicial, foi encenada no último dia do FIG. Na ocasião, setores conservadores enxergaram a peça como "um desrespeito à religião". Nas redes sociais, a atriz chegou a ser ameaçada de morte.

"A atração nada mais é do que um drama teatral, que busca conscientizar e estimular a reflexão sobre a discriminação social de uma minoria, especialmente das transexuais e travestis", escreveu o desembargador Silvio Neves Baptista Filho, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), na liminar determinando o retorno do espetáculo à programação do evento. 

Outras tentativas de censura ao espetáculo também ocorreram em cidades como Jundiaí (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS), e no Rio de Janeiro, por ação do prefeito Marcelo Crivella.

Confira a nota da Apacepe:
De forma a garantir a realização do 25º Janeiro de Grandes Espetáculos, a Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe) informa a retirada da peça O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu da programação do festival. Por questões que extrapolam os critérios artísticos, o espetáculo, que já motivou ações judiciais e passou por outros cancelamentos, infelizmente não estará mais na grade do Janeiro 2019. A Apacepe reitera seu compromisso com a liberdade de expressão e mantém seu propósito de abrir as portas para toda e qualquer manifestação artística.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas