Música Virtuosi realiza programação infantil com música clássica e brincadeiras O Tapete Voador e a Orquestra Criança Cidadã integram a programação do evento, que também fará oficinas de brincadeiras musicais para crianças com deficiências, com intérprete de libras

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 07/12/2018 09:36 Atualizado em:

Mila Puntel e Bruna Peixoto formam O Tapete Voador. Foto: Divulgação
Mila Puntel e Bruna Peixoto formam O Tapete Voador. Foto: Divulgação

O XXI Virtuosi - Festival Internacional de Música de Pernambuco realiza, neste domingo (9), a partir das 10h, uma programação programação especial para o público infantil: o Virtuosinho. O evento será no Museu do Estado de Pernambuco e terá como atração O Tapete Voador e a Orquestra Criança Cidadã, além de brincadeiras musicais, musicalização para bebês e apresentação da Orquestra Criança Cidadã. Preocupado com a parte social do projeto e com o que pode deixar de legado para a cidade, o festival oferece pela primeira vez, através do Virtuosinho, oficinas de brincadeiras musicais para crianças com deficiências, com intérprete de libras.

O grupo O Tapete Voador, desde 2012, vem espalhando a magia da contação de histórias por todo canto do Brasil. O grupo é atualmente formado pela carioca Mila Puntel (atriz, cantora e contadora) e a pernambucana Bruna Peixoto (musicista). A dupla propõe um diálogo entre a contação de histórias, a música e a arte de interpretar. O repertório é repleto de lendas, mitos e contos do mundo todo que são guardados num Balaio Mágico que só liberta as histórias quando o público encontra as palavras mágicas.

A Orquestra Criança Cidadã, por sua vez, é um projeto social gerido pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC). Idealizado pelo juiz de Direito João José Rocha Targino, o programa, em funcionamento desde 2006, visa ao resgate social de crianças carentes através da música. A primeira comunidade escolhida foi o Coque, um dos bairros mais violentos e de menor Índice de Desenvolvimento Humano do Recife. Atualmente, atende gratuitamente a 360 jovens (230 no Coque, 100 no Ipojuca e 30 em Igarassu), entre 06 e 21 anos. Os alunos recebem aulas de instrumentos de cordas, sopros, percussão, teoria e percepção musical, flauta doce e canto coral. O programa conta ainda com apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, fornecimento de três refeições por dia e fardamento.

Virtuosinho
Onde: Museu do Estado de Pernambuco (Avenida Rui Barbosa, 960, Graças)
Quando: domingo, às 10h
Quanto: Gratuito


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas