Literatura Pernambucano Paulo Pontes lança livro sobre memórias da ditadura Obra relata experiências vividas durante prisões, movimento estudantil e no Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 27/11/2018 10:11 Atualizado em:

A obra possui 19 capítulos, divididos em 411 páginas. Foto: Mariana Curcio/Esp. DP
A obra possui 19 capítulos, divididos em 411 páginas. Foto: Mariana Curcio/Esp. DP

Baseado numa série de relatos e acontecimentos ligados ao período da ditadura militar, o economista, professor universitário e ex-preso político Paulo Pontes lança hoje, às 19h, na Torre Malakoff, no Bairro do Recife, o livro Memórias da resistência na ditadura e depois - Recife, Natal e Salvador. Composta por narrativas construídas desde 1964 até os dias atuais, associadas a temas como repressão política, torturas, greves, movimentos estudantis e transformações, a obra possui 19 capítulos, divididos em 411 páginas, que trazem em sua estruturação um compilado de histórias, itens iconográficos e documentos de época. 

O exemplar, comercializado no valor de R$ 40, mostra ainda um panorama da vida do pernambucano, abordando questões como família, passagem pela universidade, entrada no meio educacional e participação na militância de partidos políticos.  Natural do município de São Caetano, no Agreste pernambucano, o docente foi educando do antigo Colégio Estadual de Pernambuco (CEP), atual Ginásio Pernambucano, e integrante do Clube Literário Monteiro Lobato, onde foi figura atuante do movimento contra a ditadura nas fileiras do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR).

Pontes participou de ações da resistência estudantil, marcada por confrontos de rua e repreensões políticas generalizadas. Anos mais tarde, após uma série de prisões e conturbadas experiências, o militante se mudou para Natal e em seguida para Salvador, onde se filiou ao PT e deu inicio à sua trajetória como professor. O são-caetanense se tornou nome influente no meio político baiano e ocupou cargos na Secretária de Educação do estado, operando em dois governos petistas. Atualmente, o pernambucano de 72 anos se dedica ao ramo da literatura, escrevendo memórias.

Serviço
Lançamento do livro Memórias da resistência na ditadura e depois, de Paulo Pontes
Quando: nesta terça-feira (27), às 19h 
Onde: Torre Malakoff (Praça do Arsenal da Marinha, Bairro do Recife) 
Preço do livro: R$ 40


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas