Premiação Fotógrafo do Diario é um dos vencedores do Prêmio Pernambuco de Fotografia 2018 Peu Ricardo, que integra a equipe do Diario de Pernambuco, e mais 14 estão entre os vencedores da premiação que teve ''Cotidiano'' como tema deste ano

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 22/11/2018 18:24 Atualizado em:

Foto 'Labuta', registrada por Peu Ricardo, uma das quinze vencedoras do Prêmio Pernambuco de Fotografia 2018.
Foto 'Labuta', registrada por Peu Ricardo, uma das quinze vencedoras do Prêmio Pernambuco de Fotografia 2018.
Rituais, hábitos, caminhos, percalços, cenas de lazer e trabalho estão nas imagens retratadas pelos quinze fotógrafos vencedores do Prêmio Pernambuco de Fotografia 2018, cujo tema “Cotidiano” revela o quão extraordinárias podem ser as atividades rotineiras dos pernambucanos. Escolhidos entre 480 fotografias, os registros foram feitos por profissionais experientes, iniciantes e amadores na área, que foram avaliados a partir de critérios como valor artístico e cultural da obra para a linguagem fotográfica, originalidade, criatividade e inovação, como previsto no Edital publicado em março deste ano.

Dentre os eleitos vencedores pela Comissão de Seleção - formada pelos fotógrafos André Aquino, Cristiana Dias e Dominique Berthé, referendados pelo Conselho Estadual de Política Cultural  –, está Peu Ricardo, que integra a equipe do Diario de Pernambuco, com o registro intitulado 'Labuta'.

"Fiz essa imagem no final de 2017 em um dia que fui fazer umas fotos em Igarassu de um trabalhador rural. Conversei bastante com ele, que me levou até a casa dele e fui me aproximando do personagem. Na casa dele entrava esse feixe de luz que, na minha cabeça, representava o corte do facão, é o corte do esforço dele. Acho que um trabalhador como todos nós somos, representava bem o cotidiano", explica Peu.

Os outros trabalhos ganhadores foram os registros de Léo Lima, Will Santana, Teresa Maia, Cecília Urioste, Priscilla Buhr, Quel Valentim, Saulo Santiago, Tiago Sant’ana, Eric Gomes, Costa Neto, Sérgio Bernardo, Thaik Santos, Hélia Scheppa e Camilo Soares. Cada um dos 15 vencedores vai receber do Governo do Estado premiação no valor de R$ 6 mil.

A premiação foi instituída em dezembro de 2017, quando também foi anunciada para a edição de 2018 a homenagem aos fotógrafos Alexandre Severo e Marcelo Lyra, que faleceram no mesmo acidente de avião que vitimou o Ex-Governador Eduardo Campos.

A Secretária Estadual de Cultura, Antonieta Trindade, celebra a condecoração. "São imagens que registram o povo pernambucano pelo olhar contemporâneo e sensível de artistas excepcionais, alguns já com uma longa estrada na fotografia, outros iniciantes, o que estimula ainda mais a criação artística e o desenvolvimento profissional do setor no Estado". Para a Presidente da Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco), Márcia Souto, "a retomada do Prêmio Pernambuco de Fotografia é mais uma demonstração do compromisso da Gestão Estadual em reconhecer e incentivar os artistas pernambucanos. A iniciativa, somada aos prêmios para a Literatura, para o Teatro (Pernalonga), para a Cultura Popular e a Dramaturgia (Ariano Suassuna), para o Circo, e ainda à ampliação do prêmio para Patrimônios Vivos da nossa cultura, revela o legado importante que a política cultural tem consolidado nos últimos anos".


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas