arte Exposição no Google Arts & Culture ressalta referências da cultura negra Funky Turns 40 reúne material com protagonistas em quadrinhos e filmes

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 19/11/2018 16:55 Atualizado em: 19/11/2018 18:36

O Falcão aparece em filmes do Universo Marvel e foi o primeiro herói afro-americano. Foto: Marvel/Reprodução
O Falcão aparece em filmes do Universo Marvel e foi o primeiro herói afro-americano. Foto: Marvel/Reprodução

O aplicativo Google Arts & Culture disponibilizou duas exposições que reúnem protagonistas negros de quadrinhos e filmes. Funky turns 40: Black comic revolution e Funky turns 40: Black film revolution exhibition background são uma junção de materiais voltados à cultura negra produzida nos Estados Unidos, dos anos 1960 a 1980.

Enquanto a primeira celebra o surgimento de importantes personagens negros nos quadrinhos, como o Falcão (1969); a segunda fala dos filmes Blaxploitation e acervos de pôsteres do mundo todo, explorando a evolução do cinema negro. 

Dentre os destaques das exposições, estão a aparição de uma Lois Lane negra em 1970 e o aumento das produções que ressaltam as tradições do povo negro a partir do movimento Black Power, na década de 1960. O aplicativo Google Arts & Culture reúne acervos de mais de 1500 museus e arquivos, de 70 diferentes países.




Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas