Artes visuais Resultado de trabalho do Movimento Pró-Criança em exposição no Museu do Estado Cerca de 100 peças foram produzidas pelas alunas do curso de modelagem em argila e pintura vitrificada em cerâmica

Publicado em: 19/11/2018 15:38 Atualizado em: 19/11/2018 15:45

O acervo da artista plástica Micaella Alcântara ficará disponível para visitação até o dia 2 de dezembro. Foto: Divulgação.
O acervo da artista plástica Micaella Alcântara ficará disponível para visitação até o dia 2 de dezembro. Foto: Divulgação.
A artista plástica e educadora do Movimento Pró-Criança, Micaella Alcântara, realizará a primeira exposição do curso de cerâmica do Museu do Estado de Pernambuco, no bairro das Graças. Intitulada de "Um olhar sobre o museu", a mostra gratuita será aberta na próxima quinta-feira (22), às 19h, com show da orquestra da ONG. O acervo ficará disponível para visitação até o dia 2 de dezembro.

Cerca de 100 peças foram produzidas pelas alunas do curso de modelagem em argila e pintura vitrificada em cerâmica, que passou a ser oferecido este ano pelo Museu do Estado de Pernambuco. As aulas são ministradas por Micaella.

O destaque da exposição, que tem a curadoria de Rinaldo Carvalho, é um painel feito a partir de fotos produzidas pelas alunas que retratam detalhes e ambientes do próprio museu.

"A turma, que tem alunas com idades entre 34 e 76 anos, fez uma releitura do museu, primeiro em fotografia depois desenharam a imagem em folha de papel A4 para, em seguida, transferir a representação para uma placa de argila com técnicas vistas no decorrer do curso como alto e baixo relevo e textura", explica Micaella.

Ainda segundo a educadora, peças utilitárias e educativas também fazem parte do acervo da exposição. "Algumas, inclusive, estarão à venda", afirma a artista plástica.

De aluna a mestre

A primeira mostra do curso de cerâmica do museu marca uma nova etapa na vida de Micaella, que deu seus primeiros passos no mundo das artes plásticas no Pró-Criança. Em 2007, a educadora ingressou no projeto Jovem Artesão.

Formada em artes plásticas pelo Instituto Federal de Pernambuco, desde 2011 ela dá aula de artes para crianças e adolescentes atendidas na unidade da ONG, que fica no bairro dos Coelhos.

O talento de Micaella ultrapassou os limites do Pró-Criança e, além de manter a empresa de artesanato João de Barro, implantou as aulas de modelagem no Museu do Estado de Pernambuco. O curso, inclusive, está com inscrições abertas para a turma 2019.

Cerâmica

Junto com a primeira exposição do curso de cerâmica do Museu do Estado de Pernambuco ocorrerá a mostra dos alunos do curso de porcelana ministrado há 25 anos pela artista Marisa Varela.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas