cultura Projeto Raízes em Movimento promove intercâmbio cultural em Serra Talhada Ação gratuita vai acontecer de 21 a 24 de novembro, no Museu do Cangaço, em Serra Talhada

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 13/11/2018 14:55 Atualizado em: 13/11/2018 16:21

Com entrada gratuita, o projeto também vai acontecer em Carnaíba. Foto: Sebastião Costa
Com entrada gratuita, o projeto também vai acontecer em Carnaíba. Foto: Sebastião Costa

Com o objetivo de promover um intercâmbio cultural, por meio de iniciativas ligadas a dança e a música, o município de Serra Talhada, no Sertão do Pajéu, recebe de 21 a 24 de novembro o projeto “Raízes em Movimento”. A ação vai acontecer no Museu do Cangaço da cidade, a partir das 20h e vai reunir dois importantes nomes da cultura popular de Pernambuco, o grupo de xaxado Cabras de Lampião um dos maiores do seguimento e a Banda de Pífanos Raízes do Caroá, uma das mais antigas da região nordeste. Com entrada gratuita, o evento vai ser realizado também em Carnaíba. 

De acordo com Cleonice Maria, coordenadora do projeto, a ideia do “Raízes em a Movimento” surgiu com a proposta de aproximar os dois elos, o Xaxado e o som marcante do Pífano. Segundo a tradição oral do Pajeú, vários bailes de xaxado dos cangaceiros foram animados por bandas de pífanos tocando músicas do nosso cancioneiro popular, como A Mulher Rendeira, Acorda Maria Bonita, É lamp...É lamp...É Lampião..., entre outras modas e cantigas que fazem parte da memória musical do cangaço.

Realizada pela primeira vez no sertão do Pajeú, a iniciativa visa fomentar uma interação entre os dois grupos, afim de possibilitar uma fusão entre os dois elementos musicais. “O Projeto promove um momento de celebração, de homenagem e louvação à cultura de raiz pajeuzeira”, conclui a produtora, Cleonice Maria.
 
A ação conta com incentivo e apoio do Funcultura, Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura e do Governo do estado de Pernambuco. 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas