Cinema 20º FestCine prorroga prazo de inscrições Prazo foi estendido e um birô de suporte ao Mapa Cultural está à disposição dos realizadores

Publicado em: 05/11/2018 14:40 Atualizado em: 05/11/2018 14:48

Festival acontece no Cinema São Luiz. Foto: Fundarpe/Divulgação.
Festival acontece no Cinema São Luiz. Foto: Fundarpe/Divulgação.
Realizadores pernambucanos interessados em enviar curtas-metragens ao 20° Festival de Curtas de Pernambuco (FestCine), poderão submeter inscrições até esta terça-feira (6). O prazo foi estendido e um birô de suporte ao Mapa Cultural está à disposição dos realizadores.

Consolidado no calendário cultural como importante janela de exibição da rica produção audiovisual pernambucana, o 20º FestCine vai ocupar o Cinema São Luiz, na área central do Recife, entre os dias 3 e 8 de dezembro. Pela primeira vez em vinte edições, o processo de inscrição dos filmes é totalmente online, via plataforma Mapa Cultural de Pernambuco.

"O festival chega à vigésima edição reafirmando e incentivando o olhar para a produção audiovisual local. A história do FestCine é marcada pela exibição dos primeiros curtas-metragens de realizadores que hoje são reconhecidos até internacionalmente, então, é com grande alegria que damos continuidade a um evento que representa tanto para toda a cadeia do cinema e da produção audiovisual pernambucana", destaca a secretária estadual de Cultura, Antonieta Trindade.

"Grande celeiro de produção audiovisual, Pernambuco e principalmente Recife têm vocação para gerar profissionais sensíveis e inovadores. Por isso os poderes públicos precisam se manter articulados – e o fazem – para potencializar e fomentar o surgimento de novos talentos por trás das câmeras", afirma o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha.

O coordenador geral do FestCine, Matheus Lins, ressalta ainda que "também teremos a oficina Documentando, do cineasta Marlom Meireles; uma mesa sobre lançamento de filmes com a participação do roteirista e diretor Txai Almeida; e vamos retomar os debates com os realizadores, que vão acontecer no primeiro andar do Cinema São Luiz, sob a mediação do jornalista e editor do Portal Cultura.PE Tiago Montenegro".

Com mostras competitivas de filmes de animação, documentário, videoarte/experimental, ficção e videoclipe, o Festival vai distribuir este ano um total de R$ 58,5 mil em prêmios. Além do Troféu Fernando Spencer aos vencedores da mostra Competitiva Geral nas categorias de direção, fotografia, roteiro, produção, direção de arte, ator, atriz, entre outras.

Mais informações sobre a plataforma e auxílio à inscrição podem ser obtidos nos telefones (81) 3184.3076 / 3072 / 3118 ou pelo e-mail festcinepe@gmail.com. 




Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas