Cinema 20º Festival de Curtas de Pernambuco recebe filmes até 4 de novembro Governo de Pernambuco convoca cineastas de todas as regiões do Estado a participarem do FestCine

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 25/10/2018 08:02 Atualizado em:

FestCine ocupa mais uma vez o Cinema São Luiz. Foto: Costa Neto/Divulgação
FestCine ocupa mais uma vez o Cinema São Luiz. Foto: Costa Neto/Divulgação

Consolidado a exibição da produção audiovisual pernambucana no calendário cultural, o 20º FestCine vai ocupar o Cinema São Luiz entre os dias 3 e 8 de dezembro. Pela primeira vez em vinte edições, o processo de inscrição dos filmes está sendo totalmente online, via plataforma Mapa Cultural de Pernambuco. Com mostras competitivas de filmes de animação, documentário, videoarte/experimental, ficção e videoclipe, o Festival vai distribuir este ano um total de R$ 58,5 mil em prêmios. Além do Troféu Fernando Spencer aos vencedores da mostra Competitiva Geral nas categorias de direção, fotografia, roteiro, produção, direção de arte, ator, atriz, entre outras.

“O Festival chega à sua vigésima edição reafirmando e incentivando o olhar para a produção audiovisual local. A história do FestCine é marcada pela exibição dos primeiros curtas-metragens de realizadores que hoje são reconhecidos até internacionalmente, então, é com grande alegria que damos continuidade a um evento que representa tanto para toda a cadeia do cinema e da produção audiovisual pernambucana”, celebra Antonieta Trindade, Secretária Estadual de Cultura.

“Grande celeiro de produção audiovisual, Pernambuco e principalmente Recife têm vocação para gerar profissionais sensíveis e inovadores. Por isso os poderes públicos precisam se manter articulados – e o fazem – para potencializar e fomentar o surgimento de novos talentos por trás das câmeras”, diz o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha.

De acordo com Márcia Souto, presidente da Fundarpe, "a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência no Festival também é um aspecto que estamos fortalecendo nesta edição, com a realização de sessões especialmente direcionadas a este público; e na grade de formação cultural, as mulheres têm prioridade, são o público-alvo de oficinas que serão ofertadas em parceria com o FERA (Feminismo e Equidade para Reinventar o Audiovisual)". As inscrições nas oficinas de direção e roteiro, direção de fotografia, som direto, montagem de imagem e som, e de crítica cinematográfica já estão abertas.

O coordenador geral do FestCine, Matheus Lins, destaca que “também teremos a oficina Documentando, do cineasta Marlom Meireles; uma mesa sobre lançamento de filmes com a participação do roteirista e diretor Txai Almeida. Vamos retomar os debates com os realizadores, que vão acontecer no primeiro andar do Cinema São Luiz, sob a mediação do jornalista e editor do Portal Cultura.PE Tiago Montenegro".

Para visualizar o edital do 20º FestCine, clique aqui. As inscrições podem ser feitas entre os dias 19 de outubro a 04 de novembro no endereço: http://www.mapacultural.pe.gov.br/projeto/93. Para mais informações, entre em contato através do e-mail: festcinepe@gmail.com.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas