Artes visuais Derlon lança livro que retrata experiência artística em comunidades do Sertão Artista visual pernambucano reúne recortes da carreira e da produção artística de treze anos na obra

Publicado em: 18/10/2018 12:30 Atualizado em:

Trabalho é inspirado em padrões estéticos da xilogravura popular adotados nos grafites. Foto: Ana Migliari/divulgação
Trabalho é inspirado em padrões estéticos da xilogravura popular adotados nos grafites. Foto: Ana Migliari/divulgação

Inspirado em suas raízes artísticas, com padrões estéticos da xilogravura popular adotados nos grafites, o artista pernambucano Derlon procurou ressaltar a experiência vivida por ele durante residência artística realizada no sertão central do Ceará. Seu primeiro livro, intitulado Derlon, será lançado neste sábado (20), das 14h às 19h, na Galeria Amparo 60, em Boa Viagem. A publicação é da editora Impressões de Minas. 

"Foi uma coincidência ótima lançar inicialmente o meu livro em Recife. Não só porque é minha cidade natal. Foi lá que eu comecei a pintar, que eu saí para as ruas e fiz os meus primeiros traços de grafite. Foi lá que eu aprendi a ser artista. Estar em Recife tem uma importância sentimental para mim. E terei a oportunidade de devolver para a minha cidade tudo o que aprendi", ressaltou o artista.

Dividido em três partes, o livro de Derlon apresenta um recorte do trabalho do artista, retratando as intervenções urbanas (muralismo), sua relação com a comunidade atendida pelo projeto Ouro Branco (trabalho apoiado pela marca de tênis francesa Vert, que produz seus calçados com o algodão plantado e colhido por famílias que vivem da agricultura orgânica na região do semiárido nordestino no sertão do Ceará), além de ocupações artísticas nas ruas de Paris e São Paulo.

Para Derlon, o lançamento do livro vem em um momento importante de sua carreira. "Estou com mais ou menos uns treze anos de trabalho. Então, eu acredito ser uma boa oportunidade de apresentar uma biografia, fazer um certo recorte da minha trajetória e apresentar ao público um pouco do que eu venho produzindo. O meu interesse é fazer com que a arte seja cada vez mais acessível às pessoas, e nada melhor do que os livros para que elas possam ter em casa, conhecer minha trajetória e ter acesso à minha produção artística."

Serviço
Lançamento do livro Derlon
Quando: Sábado, 20 de outubro, às 14h
Onde: Galeria Amparo 60 (Rua Artur Muniz, número 82, 1º andar, salas 13/14)
Gratuito


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas