Memória Recife recebe roda de debates sobre situação dos museus no Brasil Evento conta com a participação de pesquisadores, professores e profissionais de artes visuais

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 15/10/2018 11:31 Atualizado em:

Os professores de Artes Visuais faz Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), André Aquino e Milena Travassos, participam do evento. Foto: Divulgação
Os professores de Artes Visuais faz Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), André Aquino e Milena Travassos, participam do evento. Foto: Divulgação

O fogo que destruiu 90% do acervo do Museu Nacional do Rio De Janeiro trouxe também consequências irreparáveis para educação, memória e patrimônio do país. Mais de 20 milhões de artefatos da construção bicentenária se transformaram em pó. Ossadas de titânicos dinossauros, elementos únicos da cultura de populações africanas e indígenas, entre tantos outros, se transformaram em cinzas naquela noite do dia 02 de setembro de 2018. 

Cenário trágico e que mobilizou a AESO-Barros Melo e CAIXA Cultural Recife em torno da promoção da roda de debates: QUE MUSEUS? MUSEUS QUE (...) Desafios dos Museus frente às Políticas Públicas de Cultura atuais. O eventoserá realizado no dia 24 de outubro, na CAIXA Cultural Recife, no Marco Zero. A ideia é reunir profissionais e instituições ligadas às artes visuais para a tomada de posição sobre o que vem acontecendo, estendendo essas discussões à sociedade civil por meio de encontros, aulas públicas e fóruns abertos. O evento é gratuito, aberto ao público.

Entre as temáticas previstas para serem discutidas na ocasião, estão: Que “museus” temos diante do cenário atual? Quais as implicações, riscos e desafios dessas agendas para as instituições? Como essa realidade coloca-se em perspectiva com as demais políticas públicas já implementadas para o setor?  Como esse cenário afeta o cumprimento pelos museus de sua missão na contemporaneidade, apontada em documentos de referência internacionais como a Declaração de Santiago (1972) e a Declaração de Caracas (1992)? Qual o futuro dos museus no Brasil?

Os professores de Artes Visuais faz Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), André Aquino e Milena Travassos, participam do evento.

Confira a programação completa:

13h30 - Recepção dos participantes
14h – Abertura
14h20 – Primeiro Bloco de Debates: Que museus?
Convidados:
Henrique de Vasconcelos Cruz, museólogo, Museu do Homem do Nordeste – MUHNE/FUNDAJ;
Manoela Lima, museóloga, Departamento de Antropologia e Museologia - DAM/UFPE;
Eduardo Pinheiro Sarmento, gestor cultural, Paço do Frevo/SECULT/IDG.
Mediação: Milena Travassos, professora, Bacharelado em Artes Visuais/FIBAM/AESO.
16h – Intervalo;
16h20 – Segundo Bloco de Debates: Museus que (...)
Convidados:
Nicole Costa, pesquisadora, Paço do Frevo/SECULT/IDG;
Nara Galvão, antropóloga, pesquisa Colecionismo e Antropologia Visual.
Renata Wilner, professora, Departamento de Teoria da Arte/UFPE; Mediação: André Aquino, professor, Bacharelado em Artes Visuais/FIBAM/AESO. 

SERVIÇO
Ciclo de debates Que Museus? Desafios dos Museus frente às Políticas Públicas de Cultura atuais
Quando: 24 de outubro, das 13h30 às 18h 
Onde: CAIXA Cultural Recife (Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife)
Quanto: Entrada Gratuita



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas