Música Festival Coquetel Molotov realiza debates e palestras sobre empreendedorismo cultural Entre os temas abordados estão curadoria de festivais, novas ferramentas do mundo digital, espaços para a exposição de novos artistas e licenciamento de música para o audiovisual

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 15/10/2018 09:55 Atualizado em:

A programação conta com seis palestras e bate-papos. Foto: Hannah Carvalho/Divulgação
A programação conta com seis palestras e bate-papos. Foto: Hannah Carvalho/Divulgação

No ano em que o Coquetel Molotov comemora 15 anos de histórias, o festival organizou  uma programação extra voltada ao empreendorismo cultural. O Coquetel Molotov Negócios: Rodadas e Encontros será realizado em  parceria com o SEBRAE-PE, Baterias Moura e AESO, tendo foco na profissionalização da cadeia artística musical do Nordeste. As rodas de conversas e palestras acontecem entre os dias 13 e 16 de novembro, na semana que antecede a maratona de música.

As inscrições serão gratuitas e liberadas a partir do dia 10 de outubro, através do site Sympla, porém limitadas a 100 participantes com participantes. A programação conta com seis palestras e bate-papos. Entre os temas abordados estão curadoria de festivais, novas ferramentas do mundo digital, espaços para a exposição de novos artistas e licenciamento de música para o audiovisual, todos com exposição de ideias de profissionais de todo o Brasil, experientes na área.

"O objetivo é levar para o público atividades que contemplem diversos pontos considerados críticos para o crescimento do segmento musical em termos de mercado na região: produção, difusão, comercialização e divulgação", explica Ana Garcia, produtora e idealizadora do Coquetel Molotov, em um comunicado enviando à imprensa. Para isso, foram convidados produtores culturais e profissionais da área para as palestras e os pitches aos artistas.

Além das palestras, um importante momento do Molotov Negócios serão os pitchings, rodadas de negócio em formato de audição onde os inscritos apresentam seu material para uma bancada de especialistas formadas por produtores, curadores, profissionais do mercado da música e compradores. Para participar do pitching as bandas e artistas de música em geral, em contrapartida, deverão participar do curso "Ideação e Prototipagem de Negócios Criativos", uma oficina de Design Sprint que será ministrada por André Lira, nos dias 13 e 14 de novembro, no auditório do Portomídia.

No dia 16, algumas das bandas selecionadas terão oportunidade de fazer curtas apresentações para os compradores junto ao projeto Som da Rural, que estará instalado na Rua da Guia, no Recife Antigo. Essas apresentações serão abertas ao público.

Entre os compradores já confirmados nos pitches estão representantes de festivais como o Bananda, Circo Voador, Festival Coala, Festival DoSol, Psicodália, Mostra Sêla, Porto Musical, RecBeat, SIM São Paulo entre muitos outros.

Sobre a Oficina de Design Sprint
O curso Ideação e Prototipagem de Negócios Criativos é imersivo e pretende auxiliar os participantes a identificarem soluções para os problemas dos seus empreendimento e/ou setores criativos nos quais atuam. Elaborado por Richard Tomlins da Universidade de Coventry, fruto de uma parceria entre o SEBRAE e Conselho Britânico, a metodologia é uma adaptação do Design Sprint, desenvolvido na Google, especialmente para o público brasileiro. O curso, totalmente prático, é para todos os públicos; requer atitude de colaboração dos participantes com compartilhamento de ideias, sugestões e conteúdos.

Após o curso os participantes estarão habilitados a replicar a metodologia em seus empreendimentos, coletivo e grupos de atuação, bem como terão capacidade de identificar o principal desafio do empreendimento; definir o mercado-alvo; gerar ideias e experimentá-las; validar a ideia escolhida antes da sua implementação efetiva.

No Ar Festival Coquetel Molotov 2018
O TNT Energy Drink Apresenta: No Ar Festival Coquetel ocorre no dia 17 de novembro, a partir das 13h30, no Caxangá Golf Club, com atrações como Anelis Assumpção, Luedji Luna, Maria Beraldo, Duda Beat, MC Troinha, Connan Mockasin, Barbagallo. A festa de abertura do festival, com o show especial da diva pop Americana Azealia Banks, está marcada para o dia 15 de novembro, no Bailito.

SPRINT
Terça-feira - 13 de novembro
Das 9h às 16h
Portomídia - Auditório

Quarta-feira - 15 de novembro
Das 9h às 16h
Portomídia - Auditório

PITCHING
Quinta-feira - 15 de novembro
Das 11h às 13h
Portomídia - Auditório

Sexta-feira - 16 de novembro
Das 11h às 13h
Portomídia - Auditório

ENCONTROS

Quinta-feira - 15 de novembro
Local: Portomídia - Auditório

14h Bate papo - Como se relacionar com marcas: artistas, projetos e festivais.
Com Samantha Almeida (Mynd8) e Gabriel Andrade (Festival Coala)

16h Espaços de música ao vivo para exposição de novos artistas e formação de público.
Com Felipe Cabral (Bailito), Felipe Matheus (Miragem), Katia Abreu (Dia da Música), Maria do Céu (Metrópole) e Alexandre Rossi (Circo Voador). 
Mediação: Bruno Nogueira

18h Sincronização e licenciamento de música para o audiovisual: da publicidade ao videogame.
Com Luiz Augusto Buff (1m1).

Sexta-feira - 16 de novembro
Local: Sinspire - Pça do Arsenal

14h Chegando na curadoria de festivais da forma certa.
Com Gutie (Rec Beat), Ana Morena (DoSol), Bina Zanetti (Psicodália), Melina Hickson
 (Porto Musical), Marcelo Damaso (Se Rasgum) e Daiane Dias e Fabricio Nobre (Bananada)
Mediação: Fabiana Batistela (SIM São Paulo)

16h20 Mídia paga digital, playlists, algoritmos e data: como usar as novas ferramentas
 do mundo digital a seu favor
Com João Pedro (OneRPM) e Yasmin Muller (Tidal)

19h Novas mídias para se divulgar conteúdo de música
Com Camila Garófalo (Mulher na Música / Sêla), Ana Morena (DoSol TV), Alexandre
Giglio (Minuto Indie), Gabriel Albuquerque (Jornalista / Kondzilla / Vice)
Mediação: Jarmeson de Lima (Coquetel Molotov)

SOM NA RURAL
Local:  SINSPIRE - Pça do Arsenal
A partir das 13h às 21h20


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas