Música Inscrições abertas para oficina de música para crianças e adolescentes surdos Vivências Música é Para Sentir ocorre de 18 a 21 de setembro na Caixa Cultural

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 10/09/2018 11:29 Atualizado em: 10/09/2018 11:48

Grupo Som da Pele. Foto: Acervo Pessoal/Divulgação
Grupo Som da Pele. Foto: Acervo Pessoal/Divulgação

A Caixa Cultural Recife promove de 18 a 21 de setembro de 2018, a oficina gratuita Vivências – Música é para sentir, voltada para crianças e adolescentes surdos a partir dos 10 anos. As atividades estão marcadas para ocorrer das 14h às 17h, sendo uma turma por dia, com 30 vagas cada. O principal objetivo é levar música para o universo dos surdos, quebrando tabus e preconceitos e despertando o interesse deles em relação às sensações e possibilidades que o contato com a música pode oferecer. Realizada pela Atelier Produtora, a iniciativa conta com patrocínio da Caixa e está com as inscrições abertas através do e-mail vivencias.musicaeparasentir@gmail.com, enviando o nome completo do participante e a idade.

A oficina será ministrada pelo grupo Som da Pele, tendo à frente o professor Irton da Silva, também conhecido como Batman Griô. No primeiro momento, será exibido o filme O resto é silêncio, de Paulo Halm. A ideia é que crianças e adolescentes surdos discutam sobre as sensações que a música transmite para os ouvintes. Em seguida, a turma será dividida para a realização de dinâmicas de percussão corporal, explorando timbre e intensidade do som.

Após serem apresentados a noções de teoria musical, os participantes serão estimulados na prática a utilizar os sinais visuais que representam as figuras de tempo musical. Além disso, os participantes vão conhecer e utilizar o Metrônomo Visual, equipamento eletrônico desenvolvido pelo professor Irton da Silva, em que lâmpadas de cores e tamanhos diferentes auxiliam os exercícios. E para garantir que os participantes experimentem uma profunda imersão, a atividade contará com intérprete Coda (do inglês: child of deaf adult), que é uma ouvinte filha de pais surdos.

Serviço
Vivências – Música é para sentir
Onde: Caixa Cultural Recife (Av. Alfredo Lisboa, 505, Praça do Marco Zero)
Quando: 18 a 21 de setembro de 2018, das 14h às 17h – uma turma por dia
Informações: 3425-1915


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas