Teatro Festival gratuito no Recife procura ampliar diálogo entre o teatro e a cidade Cambio - Festival Internacional de Teatro conta peças, oficinas e seminários gratuitos

Por: Marina Simões - Diario de Pernambuco

Publicado em: 04/09/2018 08:31 Atualizado em:

Ana Karasinska será uma das palestrante do Festival Internacional de Teatro de Pernambuco. Foto: Câmbio/Divulgação
Ana Karasinska será uma das palestrante do Festival Internacional de Teatro de Pernambuco. Foto: Câmbio/Divulgação

A arte é também sinônimo de resistência. Em ano crítico para a classe artística, com corte de verbas para o segmento, os profissionais das artes cênicas e da dança se unem para trocar experiências com produtores de diversos países na primeira edição do Cambio - Festival Internacional de Teatro de Pernambuco (FIT-PE). Com curadoria de Celso Curi e Paula de Renor, a programação inclui residências artísticas, oficinas, seminários, mesas-redondas e apresentações. “Vamos abrir com uma palestra para consolidar a proposta do estímulo à inovação e a abertura de paradigmas para o teatro pernambucano. Queremos proporcionar atividades de formação e a construção de um mercado internacional a médio e longo prazo”, aponta Paula. 

As atividades são gratuitas e começam nesta terça-feira (4), com a palestra Internacionalização das artes cênicas, com a espanhola Iva Horvat, às 19h, na Caixa Cultural (Av. Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife). Sobre o mesmo assunto, a bailarina, coreógrafa e diretora vai comandar uma oficina de quarta a domingo, das 14h às 18h, no Centro Cultural Benfica (R. Benfica, 157, Madalena). “Queremos trabalhar para o aperfeiçoamento das apresentações de projetos, para que possamos receber curadores estrangeiros para assistirem aos nossos espetáculos. Que os profissionais pernambucanos estejam em preparação contínua e que se abra para uma janela internacional”, completa Paula.

Voltado para artistas, produtores e gestores de teatro, o Cambio também inclui apresentação para o grande público, como a montagem Lo único que necessita una gran actriz, es una gran obra y las ganas de triunfar, do grupo mexicano Vaca 35, em cartaz de sexta-feira a domingo, no Casarão das Artes (Travessa Tiradentes, 121, Bairro do Recife). O local não foi escolhido por acaso. Um dos pilares do festival é promover a relação do teatro com a cidade e a comunidade do Pilar, para abrir o diálogo, debater ideias e processos criativos, além de prestigiar o trabalho realizado por jovens da localidade.

A peça mexicana já foi encenada em 28 cidades de 13 países. O enredo é inspirado nas obras do dramaturgo francês Jean Janet, As criadas, e em uma frase do romance Querelle de Brest (“A humildade só pode nascer da humilhação, se não é falsa arrogância”). Com ingresso na base do “pague quanto puder”, o espetáculo será legendado com uma projeção em português dos diálogos entres os atores em cena. Já as oficinas vão contar com tradução simultânea. As outras atividades do Cambio são os seminários Internacionalização - Cooperação criativa nas artes cênicas, com Carlos Gil Zamora (Espanha) e Damián Cervantes (México) amanhã e com Maryam Karroubi (Irã) e Marcelo Allsino (Argentina) na quinta-feira, e uma residência artística com a polonesa Anna Karasinska, de 10 a 21 de setembro.

Programação

Terça-feira (4), às 19h
Abertura 
n Palestra: Internacionalização das artes cênica, com Iva Horvat (Espanha)
Local: Caixa Cultural Recife (Av. Alfredo Lisboa 505, Bairro do Recife)

Quarta-feira (5), às 19h 
Seminário: Internacionalização - Cooperação criativa nas artes cênicas, com Carlos Gil Zamora (Espanha) e Damián Cervantes (México)
Local: Caixa Cultural Recife 

Quarta-feira a domingo, das 14h às 18h
Oficina: Como internacionalizar o seu projeto - Mercados e estratégias de artes cênicas, com Iva Horvat (Espanha)
Local: Centro Cultural Benfica / Teatro Joaquim Cardozo (Rua Benfica, 157, Madalena)

Quinta-feira, às 19h
n Seminário: Internacionalização - Cooperação criativa nas artes cênicas, com Maryam Karroubi (Irã) e Marcelo Allsino (Argentina)
Local: Caixa Cultural Recife 

Sexta-feira a domingo, às 19h 
n Espetáculo: Lo único que necessita una gran actriz, es una gran obra y las ganas de triunfar, do Vaca 35 Teatro en grupo (México)
Local: Casarão das Artes (Travessa Tiradentes, 121, Comunidade do Pilar, Bairro do Recife)

10 a 21 de setembro, das 14 às 18h
Residência artística: com Anna Karasinka (Polônia)
Local: Centro Cultural Benfica / Teatro Joaquim Cardozo

Serviço
Cambio - Festival Internacional de Teatro de Pernambuco (FIT-PE) 
Quando: de hoje a 21 de setembro
Quanto: Gratuito
Informações: 3097-5268
Inscrições: www.cambiofestival.com.br


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas