• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Literatura J.R.R. Tolkien, de O Senhor dos Anéis, terá obras inéditas publicadas no Brasil Com lançamento programado para novembro, Beren e Lúthien marca nova leva de publicações

Por: Breno Pessoa

Publicado em: 12/03/2018 20:03 Atualizado em: 12/03/2018 18:56

John Ronald Reuel Tolkien publicou O Hobbit originalmente em 1937. Foto: Haywood Magee/Divulgação
John Ronald Reuel Tolkien publicou O Hobbit originalmente em 1937. Foto: Haywood Magee/Divulgação

Ainda que seja um dos autores de ficção mais conhecidos do mundo, J.R.R. Tolkien (1892-1973), da trilogia O senhor dos anéis e de O hobbit, tem parte expressiva da obra inédita no Brasil. Dentro de alguns meses, no entanto, outras peças fundamentais da produção do escritor, poeta e linguista britânico serão publicados pela primeira vez no país. O título que inaugura a nova leva de lançamentos é Beren e Lúthien, previsto para novembro, editado pela HarperCollins Brasil.

Siga o Viver no Instagram

Organizado a partir de uma série de manuscritos escritos a partir de 1916 e editado pelo filho do autor, Christopher Tolkien, Beren e Lúthien só foi publicado em 2017 e permanece, até agora, inédito em língua portuguesa. O volume tem ilustrações de Alan Lee, conhecido pela arte de em outros títulos do autor, como Os filhos de Húrin, Tales from the Perious Realm e também por colaborar nas adaptações cinematográficas de O senhor dos anéis e O hobbit, ambas dirigidas por Peter Jackson.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 


A nova casa editorial de Tolkien no país também prometeu a versão nacional de The History of Middle-earth, série em 12 livros, publicada originalmente entre 1983 e 1996, que compila diversos escritos do autor, de diferentes épocas. Além da reprodução de textos inéditos, organizados por Christopher Tolkien, a coleção traz versões iniciais de trabalhos publicados e acompanha as modificações nos desenvolvimentos das histórias. Quatro dos volumes são dedicados exclusivamente a O senhor do anéis.

"Particularmente na Europa e nos Estados Unidos, a obra de Tolkien tem status de literatura canônica. Queremos estender essa percepção ao Brasil, e isso passa por uma revisão dos critérios editoriais, divulgação, marketing e até tradução", afirma o diretor editorial da HarperCollins Brasil, Omar de Souza, sobre as futuras publicações do autor no país. A negociação dos direitos de publicação se deu ao longo de mais de um ano de conversas entre a editora e os herdeiros do autor.

Acompanhe o Viver no Facebook: 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.



Últimas