BikePE Conheça os grupos de pedal do Grande Recife Descubra e participe de grupos que saem pedalando pela região. Há pedais para ciclistas iniciantes ou avançados, em diferentes pontos de concentração

Por: Carolina Braga

Publicado em: 02/07/2014 16:50 Atualizado em: 02/07/2014 17:17

Grupos se organizam para pedalar em conjunto no Recife. Na foto, a Bicicletada, movimento que pede mais atenção aos ciclistas, realiza pedal na última sexta-feira do mês. Crédito: Bernardo Dantas/DP/DA Press/Arquivo
Grupos se organizam para pedalar em conjunto no Recife. Na foto, a Bicicletada, movimento que pede mais atenção aos ciclistas, realiza pedal na última sexta-feira do mês. Crédito: Bernardo Dantas/DP/DA Press/Arquivo

A maioria dos grupos exige equipamentos de segurança para você, como o uso de capacete, e para a sua magrela, com sinalização traseira e dianteira. Mesmo que o grupo não exija, é importante pedalar com segurança!

No Recife...


Massa Crítica

A bicicletada acontece na última sexta-feira do mês. A Massa Crítica surgiu m São Francisco, em 1992 e se configura como um movimento político que busca chamar atenção para os problemas enfrentados pelos ciclistas nas cidades. Não há roteiro programado na bicicletada. No Recife, tradicionalmente, a concentração ocorre na Praça do Derby, às 18h30.

Pedal Clube Pernambuco

Presente nas ruas do Recife desde 1987, o grupo cresceu, se consolidou e hoje é um dos mais tradicionais da cidade. Passeios são realizados às terças e quintas-feiras a noite, às 20h, e aos domingos e feriados pela manhã. Os interessados devem fazer cadastro no site para receber a agenda atualizada e informações sobre os passeios. É necessário o uso de equipamentos de segurança para participar do grupo. Não é recomendado para iniciantes, devido ao ritmo e distância elevados.
Site | Facebook

Pedalando com o Tatu

Grupo que realiza passeios noturnos saindo da zona sul do Recife, com saídas às terças e quintas do estacionamento do Shopping Recife (ao lado do Mc Donald's), às 20h. O Pedal do Tatu apresenta percursos e ritmo elevados. Também são organizados pedais para realização de trilhas um vêz por mês aos domingos. É necessário conferir a agenda do grupo. Uma taxa de R$ 5 é cobrada ao participante para garantir um carro de apoio.
Facebook

Grupos de ciclismo são uma boa opção para quem quer interagir, se exercitar e obter mais prática no pedal. Foto: Arthur de Souza/DP/DA Press/Arquivo
Grupos de ciclismo são uma boa opção para quem quer interagir, se exercitar e obter mais prática no pedal. Foto: Arthur de Souza/DP/DA Press/Arquivo

Bike Night Zona Sul
O pedal noturno acontece às terças e quintas, com saída às 20h30. É necessário possuir bicicleta em bom estado e equipamentos de segurança pessoal (como capacete) e da bike (iluminação, refletores). Aos sábados, o grupo realiza passeios às 16h. A concentração e saída acontece no Segundo Jardim, em Boa Viagem. A distância e o ritmo não são indicados para iniciantes. É cobrada uma taxa de R$ 5 que inclui as despesas com o carro de apoio.
Informações: 3326-6646

Kansadus Cicloaventura
O grupo Kansadus foi formado por amigos em 2010. Os passeios acontecem aos domingos, às 7h. A concentração pode ser no Parque da Jaqueira ou na Praça do 15, na Avenida do Forte. Os percussos realizados pelos participantes são, em geral, longos com cerca de 80 a 100 km. É possível conferir a agenda do grupo e os relatos dos pedais no blog.
Site | E-mail: z_a_santos55@hotmail.com
Informações: 8585-5370 (Amancio)

Amigos Para Sempre (APS) Pedal Cultural

Ciclistas iniciantes são bem-vindos neste grupo. Os passeios são realizados durante o dia, aos domingos, e o ritmo do grupo é descrito pelo mesmo como “calmo, tranquilo e consciente, para apreciar a paisagem, trocar ideias, lugares e pessoas”. Geralmente o grupo se reúne na frente do Parque da Jaqueira, por volta das 7h da manhã. Longas distâncias podem ser percorridas e, eventualmente, o nível de dificuldade dos passeios podem aumentar. Deve-se conferir a programação.
Site
Informações: 3083-4229 ou 9961-2249 (Roberta Tavares)

Ciclo Adventure
O Ciclo Adventure é um grupo formado por ciclistas amadores, que faz passeios pelo Recife desde 2005. Terças e quintas-feiras são realizados pedaladas para iniciantes, com saída do Parque da Jaqueira, na Avenida Rui Barbosa, às 20h30. Uma taxa de R é cobrada por ciclista. Para os ciclistas intermediários, o pedal acontece toda quarta-feira, com concentração e saída na Praça de Casa Forte, às 20h30. Neste dia a taxa é de R e o número limite de participantes é 40. O grupo ainda oferece locação de bicicletas. Para reservar, deve-se enviar mensagem de texto para o celular do responsável informando altura e nome do ciclista. O preço do aluguel é R a R.
Facebook
Informações e reserva: 3125-0875 e 9965-7717 (Alcides Neto)

Bonde Caxangá

Com o objetivo de “aproximar as pessoas a partir da prática de um exercício estimulante não só para o corpo como a para mente”, o Grupo de Ciclismo Bonde Caxangá, realiza passeios nas terças e quintas-feiras, às 19h30, em frente ao Posto de Gasolina Federal (próximo ao “Pernambuco da Sorte”). Também são realizados passeios longos aos domingos, com concentração às 6h30.
Facebook

Pedala San Martin
Para participar dos passeios, que acontecem todas as terças e quintas-feiras, às 20h, basta ter uma bike bem regulada, utilizar os itens de segurança e ter muita disposição. A concentração acontece na Praça de San Martin.
Facebook

Indecisos Bike
O grupo existe há quase dois anos e se reúne nas terças e quintas-feiras, às 20h, em frente ao restaurante “Bug's” (antigo Bugaloo) na Avenida Beira Rio, no bairro da Torre. Estes passeios não são indicados para iniciantes. Outro passeio também é realizado aos sábados, às 16h, com ritmo mais lento, e uma viagem é feita a cada dois meses.
Facebook

A Massa Crítica é um movimento que busca divulgar a bicicleta como meio de transporte. Crédito: Bernardo Dantas/DP/DA Press/Arquivo
A Massa Crítica é um movimento que busca divulgar a bicicleta como meio de transporte. Crédito: Bernardo Dantas/DP/DA Press/Arquivo

Em Olinda...

Pedala 100
O grupo formado em 2011 e realiza dois passeios por semana. Para os iniciantes, o pedal acontece todas as terças-feiras, com saída às 20h da Praça 12 de Março. O percurso contabiliza entre 20 e 30km de distância e velocidade considerada apropriada para ciclistas sem muita experiência (entre 15e 18km/h). Para os ciclistas de nível intermediário e avançado, o pedal acontece quinta-feira. O intermediário realiza trajetos de 30 a 40km, com velocidade entre 25 e 30km/h e o nível avançado deve ser apenas praticados por ciclistas com bom condicionamento físico, com percurso entre 40 e 50km de distância. Para ficar atualizado com a agenda do grupo, basta fazer o cadastro no site.
Site | E-mail: grupo@pedal100.com.br
Informações: 9736-2468 (Andro Bartholo)

Pedala Olinda
Grupo formado pela Associação dos Ciclistas Amadores da Cidade de Olinda, que pretende estimular o ciclismo na cidade, sai todas as terças e quintas-feiras. A concentração acontece às 19h30 no Bairro Novo, em frente ao bar Capitania (antigo bar do “Zé Pequeno”). Nas quarta-feiras, há um passeio para iniciantes, às 20h30, no Parque da Jaqueira. Nas manhãs de domingo há aluguel de bikes no parque.
Site | Facebook

Bike Amigos
O Bike Amigos foi formado em 2005 com a filosofia do grupo moldada em “nunca deixar ninguém pra trás”. Por isso, os passeios são organizados pelo nível de experiência de seus participantes. Segunda-feira é o dia dos iniciantes, com velocidade de 15km/h e distância aproximada de 25km. Aos intermediários e avançados é destinado o passeio da quarta-feira, com velocidade média de 25km/h e distância de 35km. A saída do grupo é sempre às 20h da Praça 12 de Março, em Olinda. Não é necessário nenhuma inscrição.
Facebook

Despoluir Bikes

Grupo de pedal do bairro de Salgadinho, em Olinda, sai segundas e quintas-feiras às 20h, na Praça do Hipódromo (próximo ao núcleo de segurança). É preciso utilizar capacete, luvas e iluminação da bicicleta para participar do grupo. Há carro de apoio e guias.
Site | Facebook

Em Aldeia...

Aldeia Pedal Rural
Com saída do Posto Ipiranga localizado no KM 9 da Estrada de Aldeia, o Pedal acontece terças e quintas às 20h e aos sábados e domingos às 7h da manhã. O grupo faz trilha e cicloturismo, com percursos estimados entre 25km e 35km durante a semana. Aos sábados o pedal não é indicado para iniciantes pois o trajeto é mais extenso. Capacete, luva e câmara de ar reserva são obrigatórios.
Facebook | E-mail: pedalrural@gmail.com

Em Paulista...


Pedala Janga

O passeio acontece nas terças e quintas-feiras, com concentração às 19h. Para os iniciantes, o pedal tem o percurso menor e ritmo mais leve na terça-feira e nas quintas costumam andar as pessoas com nível mais avançado. Antes da saída, os ciclistas se reúnem para fazer um alongamento em frente a “Janga Bike”, que fica ao lado do Varejão Paulista do Janga, na Avenida Carlos Gueiros Leite. É obrigatório o uso dos equipamentos de segurança para o ciclista e para a bicicleta.

Facebook | E-mail: pedalajanga@hotmail.com



TAGS:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas