BikePE Confira dicas para andar de bike em dia de chuva

Por: Mariana Fabrício - Diario de Pernambuco

Publicado em: 13/05/2014 14:36 Atualizado em: 13/05/2014 15:05

Dias chuvosos podem ser arriscados para ciclistas. Foto: Arquivo/DP/D.A Press
Dias chuvosos podem ser arriscados para ciclistas. Foto: Arquivo/DP/D.A Press
Sair em dias de chuva no Recife é praticamente uma maratona. Alagamento, buracos, trânsito... e para quem costuma andar de bicicleta, a chuva pode até impedir a pedalada pela grande quantidade de obstáculos que são necessários de enfrentar. Com a segurança comprometida com a pouca visibilidade e velocidade por conta do acúmulo de água na pista, os cuidados nesse momento são indispensáveis. Com a ajuda do diretor do grupo Ciclo Adventure, Alcides Santos Neto, o portal selecionou dicas para se proteger e evitar acidentes em época de chuva. Confira.

Sinalização

Itens de sinalização são essenciais. Para facilitar a visibilidade, já prejudicada pelo tempo escuro e pela água, objetos como faróis, pisca-pisca e roupas fluorescentes ou claras tornam o ciclista e sua bike mais visíveis, chamando a atenção de pedestres e motoristas.

Proteção

Se molhar é inevitável, mas dependendo da intensidade da chuva, utilizar uma capa de cor clara para tornar o ciclista mais visível, pode ajudar. Além disso, os para-lamas podem facilitar tanto na higiene de quem está pedalando, como na limpeza da bike. Os dianteiros evitam que a água acumulada na via respingue para o corpo do ciclista e para a própria bicicleta. Já os traseiros evitam ter a roupa melada por água suja. Para Alcides Neto, o uso desses itens passa pela questão da saúde e não podem ser esquecidos.

Para manter os pertences livres da água, além das mochilas, existem algumas opções no mercado de sacos estanque, vendidos em lojas de artigos esportivos ou náuticos. Eles são utilizados para conservar as coisas guardadas secas, já que possui vedação e revestimento de tecido impermeável. Existe em vários tanhos e formas, escolha aquele mais se adéqua.

Rota

Dificilmente o ciclista vai saber quando está diante de um buraco ou uma vala, perigos recorrentes na cidade. Para evitar acidentes graves ou quedas, o principal é conhecer a rota por onde se pedala. Em dias de chuva o ideal é procurar um caminho mais seguro e movimentado, caso seja necessário alguma ajuda ou socorro. Além disso escolher as ruas mais conhecidas irá facilitar a locomoção.“ O ciclista deve ter pleno conhecimendo da roata e optar por aquela mais segura. Também é indicado escolher algumas alternativas e igualmente seguras“, alerta Alcides.

Equipamentos de Segurança

Independentemente do tempo, o ciclista deve estar equipado com os acessórios de proteção. Capacete é item indispensável. O tênis ajuda na aderência com o pedal evitando que o pé escorregue por conta da água e as luvas também facilitam nesse sentido deixando as mãos firmes ao guidão. Outra dica é o uso de pneus com mais cravos para evitar a derrapagem na pista molhada. Evitar passar em cima de poças d’água também ajuda a aderência do pneu ao solo.

TAGS:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas