BikePE Mente sã, corpo são: saiba os benefícios de pedalar O hábito que ganhou força depois da ciclofaixa e dos grupos de pedal traz vários benefícios para o corpo e para a mente

Publicado em: 09/05/2014 18:24 Atualizado em: 09/05/2014 18:32

Rosana Rocha diz que se sente renovada depois da prática do ciclismo. Foto: Arquivo pessoal
Rosana Rocha diz que se sente renovada depois da prática do ciclismo. Foto: Arquivo pessoal
Por Vinícius de Brito

A ciclofaixa de Turismo e Lazer, que funciona no Recife durante os domingos e feriados, e os grupos de pedal formados por ciclistas amadores e profissionais ganhou força um antigo comportamento: andar de bike. Mas quais são os benefícios mentais e corporais que a prática do esporte pode acarretar? A servidora pública federal Rosana Rocha, 50 anos, é um exemplo de como criar uma rotina saudável pedalando.

Rosana diz que, primeiro, alugava as bicicletas, só depois ela resolveu ter a própria.“Na verdade, a vontade de pedalar surgiu por conta das ciclovias. Foi todo um processo, da primeira vez, aluguei bicicleta no Recife Antigo a particulares. Depois, aluguei as laranjinhas da Prefeitura [do Recife]. Tudo isso para ver se gostava mesmo!”, conta.

Ela gostou muito do esporte sobre duas rodas: comprou uma bike e começou a andar sozinha, mas foi neste ponto que uma amiga lhe apresentou o grupo de pedal Ciclo Adventure, criado em 2005. “Em fevereiro deste ano, resolvi pedalar com um grupo, achei que poderia ser mais divertido”. Ao que parece, Rosana sabe bastante o quão bom a atividade física e o contato social com o grupo de ciclistas proporciona: “Costumo brincar dizendo que o pedal é minha fonte da juventude. Sinto-me viva, ativa, relaxada...”

Sobre isso, o psiquiatra José Vieira Filho adverte que praticar exercício físico libera endorfina, o “hormônio do prazer”. E não é diferente para quem tem como rotina usar a magrela. “O hábito de andar de bicicleta reduz o nível de estresse, melhora os transtornos de ansiedade e depressão, além de gerar um relaxamento”, aponta.

“O pedal resgata o meu lado criança! Sem falar na possibilidade de conhecer pessoas, fazer novos amigos. Só vejo benefícios. O prazer de pedalar é uma sensação indescritível!”, complementa Rosana.

De acordo com o estudo “Fatores individuais e ambientais associados com o uso de bicicleta por adultos: uma revisão sistemática”, de 2013, usar a bicicleta para deslocamento e lazer é um hábito de um em cada dez adultos. A título de comparação, a proporção cresce na Europa, em países com políticas de mobilidade através da bike, como a Áustria, onde 41% são ciclistas. A pesquisa brasileira também diz que o esporte é mais masculino.

Assim como Rosana Rocha, a pesquisa – que reuniu outros trabalhos acadêmicos sobre o tema – percebeu que indivíduos fisicamente ativos veem positivamente a saúde, têm maior apoio social e satisfação com a prática de atividades físicas em geral. Ou seja, pedalar provoca nos ciclistas satisfação com o uso da bike e os faz reforçar a saúde mental e corporal.

O grupo Ciclo Adventure é formado por ciclistas amadores. Os passeios são feitos nas terças e quintas-feiras, às 20h30, saindo do Parque da Jaqueira, na Avenida Rui Barbosa. O ciclista tem de pagar uma taxa de R$ 5 que lhe garante assistência caso ocorra algum imprevisto durante o trajeto.

O grupo também aluga bicicleta e, se a pessoa cansar, pode colocar a bike no carro de apoio e voltar dentro do ônibus do Ciclo Adventure.

Confira a lista dos grupos de pedal do Recife, Olinda e Aldeia

TAGS:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas