Notícias, Esporte, Pernambuco, Política, Tecnologia, Vídeos, Fotos, Mundo, Divirta-se

Diario de Pernambuco Assine o Diario Central de assinantes
Pernambuco.com

Recife, 24/FEV/2017
 
cheia

  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

BikePE » Alongamento e hidratação mantém a saúde durante as pedaladas

Mariana Fabrício - Diario de Pernambuco

Publicação: 07/11/2013 19:15 Atualização:

Mercadóloga Larissa Taís, de 25 anos, começou a pedalar duas vezes por semana e não abre mão dos alongamentos. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press
Mercadóloga Larissa Taís, de 25 anos, começou a pedalar duas vezes por semana e não abre mão dos alongamentos. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press
Mesmo sendo para muitos um meio de transporte, a bicicleta pode ser uma aliada para manter uma rotina saudável. E como qualquer outra atividade física, pedalar também exige preparo. Realizar alongamentos antes e durante um percusso de bike aquece as regiões que serão mais forçadas durante o exercício. Mas além desses cuidados, para o ciclista garantir um bom desempenho e evitar complicações, é necessário manter uma dieta leve e sem exageros, dando prioridade a alimentos que são fonte de energia.

Há oito meses a mercadóloga Larissa Taís de 25 anos, mudou seu estilo de vida incluindo uma rotina mais saudável no seu dia. E entre os exercícios realizados, ela pedala duas vezes por semana. O resultado foi nove quilos a menos. “Sempre pratiquei exercício, mas nunca aliava isso a uma dieta saudável e também não era muito assídua. Hoje, além de treinar diariamente, como a cada três horas, me alimentando com frutas e fibras, cortei o refrigerante e tomo dois litros de água por dia”, conta.

Na hora de andar de bicicleta, ela não abre mão dos aquecimentos e procura se hidratar durante os percussos. Em seus passeios de bike ela costuma fazer uma ou duas paradas, consideradas fundamentais para continuar com o mesmo desempenho. “Sempre na largada, no meio e no final tomo água, me alongo e como uma fruta. Acho que isso me dá mais suporte e prepara o meu corpo. Com essa rotina, me sinto cansada, mas muito disposta no outro dia”, garante.

O fisioterapeuta e professor de Anatomia Humana da UFRPE, Vitor Caiaffo, alerta sobre a importância do preparo físico. “Os alongamentos são de extrema importância, pois ajudam na preparação da musculatura para a realização de qualquer atividade física. Independente de ser experiente ou iniciante, os exercícios devem ser feitos e relacionados com a musculatura posterior da coxa e perna. Caso o indivíduo não realize, podem evoluir quadros de dor nos músculos, lesões ou encurtamento da musculatura”, explica.

Caiaffo lembra que para os iniciantes, o tempo da corrida deve ser de 30 minutos, intercalado por paradas. "As paradas são importantes, pois proporcionam ao corpo e ao músculo um certo relaxamento. Este descanso pode ser muito importante para a nutrição da musculatura e a remoção de metabólitos produzidos. O ideal é que nestas paradas o praticante da pedalada faça o uso de água e algumas frutas, como banana e maça. Barras de cereais também podem ser úteis. Com relação ao tempo das paradas, dependerá muito da condição física do ciclista", diz.

Já a alimentação, deve ser leve e feita até meia hora antes da atividade, como recomenda a nutricionista esportiva Roberta Costi. “Até uma hora antes de pedalar pode-se usar uma refeição mais sólida, como café da manhã ou jantar. Caso tenha 30 minutos para iniciar o pedal, deve-se usar apenas um lanche leve, como suco doce, já que o carboidrato é fonte energética, um sanduíche de queijo branco ou geleia com açúcar. A hidratação também é importante”, destaca.

Costi esclarece que não há um alimento proibido antes do exercício. “O que se leva em consideração é o horário e o tipo do alimento. É isso que determina qual dieta vai ser seguida”. Segundo ela, o ciclista só movimenta a musculatura das pernas e não exerce muita pressão sob o estômago. “Nesse esporte o estomago consegue digerir alimentos sem que interfira na energia que irá para a musculatura das pernas através da correte sanguínea. Ele pode até comer durante o pedal que não irá 'passar mal'”, diz.
Tags:

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.









SIGA

Facebook

Google+

Twitter

Rss

[X Fechar]