Mobilidade Aproveite o Dia Mundial Sem Carro Ações devem ocorrer durante todo o dia. Vaga Viva e Bicicletada possuem focos na Zona Norte

Publicado em: 18/09/2013 11:38 Atualizado em: 18/09/2013 12:23

Ciclofaixa funcionará normalmente no Dia Mundial Sem Carro. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press (Blenda Souto Maior/DP/D.A Press)
Ciclofaixa funcionará normalmente no Dia Mundial Sem Carro. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
No dia 22 de Setembro, cidades de toda parte do mundo lembrarão a data iniciada na França em 1997. O dia Mundial Sem Carro, que neste ano ocorre num domingo, lembra as possibilidades de locomoção que não dependem do transporte individual motorizado. A ideia francesa se expandiu rapidamente pela Europa e chegou ao Brasil em 2001, com adesão de 11 cidades. Nos anos seguintes, a participação e as atividades realizadas no Brasil cresceram. Na capital pernambucana, as atividades têm ganhado cada vez mais repercussão. Discussão sobre cidades humanizadas, retomada de espaço público, protesto e mobilizações pela mobilidade marcam a data.

Uma das ações do Recife para o dia é a chamada Vaga Viva, que consiste na transformação de estacionamentos de carros em locais de convivência de pessoas. A primeira Vaga Viva do mundo aconteceu em São Francisco, nos Estados Unidos, quando um grupo de arte e ecologia criou um pequeno parque no espaço destinado a uma vaga. A iniciativa tomou grandes proporções e foi repetida ao redor do mundo. O local escolhido pelos recifenses é a Rua do Futuro, em frente ao Parque da Jaqueira, na zona norte da capital. O espaço começa às 8h e tem previsão de seguir até o fim da tarde.

Estacionamento de carro na Rua do Futuro será utilizado para Vaga Viva. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press (Blenda Souto Maior/DP/D.A Press)
Estacionamento de carro na Rua do Futuro será utilizado para Vaga Viva. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
Do espaço da Vaga Viva sairá também a Bicicletada. A partir das 17h ocorre a concentração em frente ao Parque da Jaqueira. O trajeto das bicicletadas não é decidido previamente, mas durante o percurso. Tradicionalmente a manifestação ocorre na última sexta-feira de cada mês, saindo da Praça do Derby. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer funcionará normalmente, das 7h às 16h. 

Apesar da data ser comemorada no dia 22, a discussão foi expandida para para o restante da semana, que é conhecida como "Semana da Mobilidade". Entre os dias 18 e 25 de setembro, ocorrerá a campanha De Bicicleta ao Trabalho, quando voluntários se disponibilizarão para acompanhar ciclistas iniciantes em seus trajetos. Durante o pedal, os ciclistas experientes ajudarão os solicitantes a conhecerem melhor a área por onde trafegam e perderem o medo do modal, além da troca de dicas de segurança sobre o uso urbano das bikes. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) possui calendário com atividades educativas a partir do dia 19, com ações em vias públicas e escolas sobre educação no trânsito.

Serviço
Dia 22, Dia Mundial Sem Carro
7h-16h - Ciclofaixa de Turismo e Lazer
8h-16h - Vaga Viva na Rua do Futuro
17h - Bicicletada Extra, concentração no Parque da Jaqueira

De Bicicleta ao Trabalho
18 a 25 de setembro
Clique aqui para a inscrição



TAGS:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Últimas